Nesta segunda-feira (18), o presidente Ucraniano Volodymyr Zelensky ligou para o presidente Jair Bolsonaro por telefone, onde trataram assuntos sobre importação e exportação de grãos com a Rússia, onde Bolsonaro falou que manteria relações econômicas com a Rússia.
Zelensky na conversa falou sobre “a situação no front” e sobre o bloqueio na saída de grãos da Ucrânia, já que a Ucrânia junto da Rússia é um dos principais fornecedores de grãos para o mundo ao lado da Rússia. Na conversa o líder Ucraniano também reforçou o pedido para manter sanções contra o “agressor” na guerra.
“Informei (ao presidente Jair Bolsonaro) sobre a situação no front. Discuti a importância de retomar as exportações de grãos ucranianos para prevenir uma crise global dos alimentos provocada pela Rússia. Eu peço que todos os parceiros comerciais se unam às sanções contra o agressor“
A principal motivação da conversa entre os líderes é que Bolsonaro anunciou que o Brasil pode começar a receber óleo e diesel da Rússia em 60 dias. Até a publicação da nota, o governo brasileiro não manifestou sobre a ligação.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: https://t.me/portal24h.