Nesta segunda-feira (01), uma jovem de 25 anos morreu devido a um câncer no pulmão. Em 2020, Nayara Moura descobriu que o narguilé teria sido o causador do câncer. Nayara fazia um tratamento de um segundo tumor, de Tangará da Serra, ela morava em Dourados (MS) e ficou conhecida nas redes sociais por alertar os jovens os perigos do fumo
Nayara havia sido curada em 2020, onde compartilhou a conquista nas redes. Tempos depois, porém, descobriu que o câncer havia retornado em 2021.
Em 2019 a jovem contou os primeiros sintomas que surgiram pelo uso do narguilé. Nayara não era fumante, mas admitiu que quando frequentava a festas e encontros com os amigos, fumava junto deles. Com dores no peito, costas, tosse, suor noturno e perda de peso, a jovem procurou uma médica. Assim a médica identificou um tumor de 12 centímetros no pulmão, onde foi encaminha a uma unidade de terapia intensiva e iniciou seu primeiro tratamento.
“Hoje eu estou lutando para viver por causa disso, e cara na moral, quando você ouvir que o narguilé lhe faz mal e não der a mínima. Lembre-se de mim que sou a prova viva disso. Tenho câncer no pulmão, com apenas 23 anos, por causa de uma fase da minha vida que eu achava que sabia tudo e que tudo era massa… sabe o que é de fato? É que nunca achamos que vai acontecer com a gente, até acontecer”, disse logo após terminar suas primeiras quimioterapias.
Na página da jovem em uma rede social, a família comunicou a morte aos seguidores: “A família da Nayara vem informar a sua despedida, infelizmente não resistiu ao tratamento e veio a falecer. Desde já agradeço a todos que oraram e pediram a Deus por ela”.
Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: https://t.me/portal24h.