Morreu nesta madrugada (hora de Brasília) o escritor e influenciador Olavo de Carvalho, aos 74 anos de idade. A informação foi confirmada por familiares em uma publicação nas páginas do autor.
Olavo morreu na noite de 24 de janeiro (GMT-5) em um hospital na região de Richmond, no estado americano da Virgínia, onde ele morava há alguns anos.
Natural de Campinas (SP), Olavo Luiz Pimentel de Carvalho era professor de filosofia e ficou conhecido por seus vídeos voltados ao conservadorismo político de direita.
Ele já chegou a ser considerado um guru do bolsonarismo, e por várias vezes elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nas redes sociais.
Por outro lado, Olavo de Carvalho já sofreu críticas por parte dos militares que integram o governo, e de outros simpatizantes.
Carvalho deixa a exposa, Roxane, oito filhos e 18 netos.
O presidente Bolsonaro usou o Twitter para prestar condolências à família do escritor, autor de mais de uma dezena de livros.
– Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho.
– Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) January 25, 2022
PROBLEMAS DE SAÚDE
Em julho do ano passado, Olavo de Carvalho deu entrada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InCor) em São Paulo, para ser examinado por cardiologistas, segundo nota divulgada pelo hospital. O escritor residia em Petersburg, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
Quando ficou internado, Olavo sofreu uma crise de angina e foi submetido a um tratamento para compensação cardíaca. Ainda em julho, no dia 13, passou por cirurgia de emergência para revisão da operação na bexiga, realizada em maio do mesmo ano nos Estados Unidos. Ele teve alta dez dias depois e passou a fazer um acompanhamento médico domiciliar.
Em agosto, voltou a ser hospitalizado no InCor, com quadro de insuficiência cardíaca e renal aguda e infecção sistêmica. Além disso, Olavo de Carvalho era portador da Doença de Lyme, que é uma infecção transmitida por carrapatos, e que causam irritações na pele e sintomas semelhares a uma gripe.
COVID-19
Olavo de Carvalho morreu oito dias depois de testar positivo para Covid-19. O comunicado sobre o falecimento, no entanto, não detalha a causa da morte.
O escritor já havia publicado em seus perfis mensagens negacionistas, que duvidavam da pandemia de coronavírus, e chegou a ser punido pelo Twitter e teve vídeos removidos por causa desse posicionamento.