Uma operação conjunta da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal deixou um saldo de 22 mortos nesta terça-feira (24) na região da Penha, no Rio de Janeiro. Outras sete pessoas ficaram feridas.
Segundo o governo do Rio, as forças de segurança atuavam em uma operação conjunta na favela da Vila Cruzeiro, na zona norte da capital carioca, em busca de criminosos foragidos do Comando Vermelho.
Ainda conforme as autoridades de segurança, o setor de inteligência tinha a informação de que na favela também estavam escondidos criminosos foragidos de outros estados, como Amazonas, Alagoas e Pará.
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e o Ministério Público Federal (MPF) instauraram Procedimento Investigatório Criminal para apurar as mortes. O comando do Bope deve enviar explicações sobre a operação no prazo de dez dias, devido ao saldo de óbitos.
A intervenção teve início na madrugada desta terça-feira (24) e, conforme a polícia, as equipes do BOPE e da PRF se preparavam para a incursão, quando os bandidos começaram a fazer disparos na parte alta da comunidade.
Foram apreendidos pelo menos 13 fuzis, quatro pistolas e 12 granadas, além de drogas. Em Vacaria, mais de 20 motos e carros usados por criminosos em fuga foram apreendidos, segundo a polícia.
A Delegacia de Homicídios da Capital investiga o caso.
Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME), em decorrência da operação, 19 escolas da região tiveram que ser fechadas e prestaram atendimento de forma remota.
A SME não soube informar quantos alunos foram prejudicados com o fechamento destas unidades de ensino.