Policiais civis de Iporã (cerca de 600km de Curitiba), um jovem de 21 anos que confessou ter criado aplicativos para invadir o sistema de computadores da polícia. A prisão fez parte de uma operação conjunta entre as polícias civis de Mato Grosso, Paraná e Ceará. O jovem é parte de um grupo de hackers criminosos flagrados tentando invadir o sistema da Polícia Civil de Mato Grosso.
As investigações iniciaram após a detecção de atividades suspeitas nos logs de acesso do sistema de consultas da instituição. A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), identificou as tentativas de acesso indevido e solicitou mandados de busca e apreensão em endereços nos estados do Paraná, Ceará e Mato Grosso.
Além da prisão do jovem de 21 anos, a polícia apreendeu seu computador e R$ 25 mil em dinheiro. Segundo a polícia, o suspeito confessou ter criado aplicativos para invadir o sistema policial.
Em Fortaleza e Sobral, no Ceará, outros dispositivos móveis, computadores e mídias eletrônicas foram apreendidos. Todo o material apreendido será analisado para identificar outros envolvidos na ação criminosa.
A operação recebeu o nome de “Código Seguro” e contou com a participação de equipes especializadas em crimes cibernéticos dos três estados. Ainda não se sabe o objetivo do grupo, mas ao ter acesso a informações sigilosas, os hackers poderiam colocar em risco investigações, operações policiais.