O primeiro lote da vacina da Pfizer/BioNTech está previsto para chegar ao Brasil nesta quinta-feira (29), em voo que tem como destino o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Será realizada uma cerimônia às 19h para marcar a entrega da primeira remessa com 1 milhão de doses. O governo federal tem um contrato para 100 milhões de doses até o final do terceiro trimestre de 2021.
A entrega será acompanhada pelo ministro da saúde, Marcelo Queiroga, pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o presidente regional da Pfizer na América Latina, Carlos Murillo.
As vacinas foram produzidas na fábrica da Pfizer em Puurs, na Bélgica. O Ministério da Saúde informou que irá distribuir a vacina entre as 27 capitais do país de maneira proporcional e igualitária entre sexta-feira (30) e sábado (1º).
A vacina da Pfizer possui registro para uso definitivo concedido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.
No ano passado, três ofertas formais para venda de 70 milhões de doses da Pfizer foram feitas pela empresa, porém ficaram sem resposta do Ministério da Saúde.