Site do Ministério da Saúde e ConecteSus ficam fora do ar após ataque hacker

Por Deixe um comentário 2 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Reproduçao

Na madrugada desta sexta-feira (10), o site do Ministério da Saúde sofreu um ataque hacker. Ao tentar acessar o endereço saude.gov.br e outros relacionados, é exibida uma página escura, com uma mensagem dos supostos hackers.

Segundo a mensagem que aparece na página, diz que “dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos”. Os invasores pedem um resgate para que as informações sejam devolvidas.

Todos os portais da pasta, como o ConecteSus e o Portal Covid também foram afetados e se encontram sem possibilidade de acesso.

Nas duas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”. O Lapsus Group, que assume a autoria do ataque cibernético, escreveu também “Nos contate caso queiram o retorno dos dados”.

ENTENDA O QUE É RANSOMWARE

 É um tipo de malware (vírus) que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificultar rastrear o criminoso.

Este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional de forma com que o usuário não tenha mais acesso.

Cujo objetivo é paralisar o sistema de processamento de dados de uma empresa ou instituição e exigir um resgate (ransom) para devolver suas funcionalidades.

*Sob supervisão de Derick Fernandes.

ASSUNTOS:
Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.

Sair da versão mobile