Temporais deixam mortos e desabrigados no litoral de Santa Catarina

Por Redação 4 comentários 4 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️

Os temporais que caíram em Santa Catarina nas últimas horas causaram a morte de duas adolescentes em Camboriú, no litoral norte do estado, na madrugada desta terça-feira (20). A cidade vizinha a Balneário Camboriú enfrenta enchentes e situação de calamidade devido as chuvas, situação não muito diferente dos municípios arredores.

Segundo a Defesa Civil as mortes foram no bairro Jardim Aliança. A irmã mais nova das vítimas, de 9 anos de idade, foi levada a um hospital. As jovens foram vítimas de um soterramento que destruiu uma residência.

O prefeito de Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen, decretou situação de emergência pelos próximos 180 dias em decorrência dos estragos.

A Defesa Civil de Santa Catarina informou que além de Camboriú, os municípios de Itajaí, Porto Belo, Itapema e Penha foram atingidos por enchentes e deslizamentos de terra.

IMG24H 1200 × 650 px 60 1
Em Balneário Camboriú e Camboriú (SC) alagamentos são vistos em várias regiões – Foto: Bombeiros SC

As chuvas também causaram interdições em rodovias do estado. A PRF mencionou que a BR-101 está totalmente interditada na altura do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na grande Florianópolis; Também há bloqueios no sentido sul nos trechos do Morro do Boi, em Balneário Camboriú, e do km 102, ainda em Palhoça. Já a BR-280 está bloqueada para caminhões em Corupá.

A prefeitura de Florianópolis cancelou os eventos programados para esta semana em comemoração ao Natal. A rodovia SC-405, que corta a cidade, também foi interditada. O prefeito Topázio Neto divulgou um vídeo em suas redes, pedindo para as pessoas evitarem sair de casa.

Ocorrências

O boletim mais recente da Defesa Civil informava que além das duas mortes em Camboriú, pelo menos 47 famílias estão desabrigadas nas cidades atingidas.

Duas primas de 15 e 17 anos estavam dormindo em uma casa na rua Monte Caraíba, quando houve o deslizamento de terra que as matou. Bombeiros foram acionados, mas nada pode ser feito para resgatá-las com vida.

Há ocorrências ainda em Jaraguá do Sul, Ilhota e Itapema, no entanto a Defesa Civil diz que o número de situações devem aumentar bastante nas próximas horas, em virtude das chuvas intensas em diversas localidades, que não conseguiram registrar as ocorrências.

Foram contabilizados 47 desabrigados nos municípios de Camboriú e Itapema.

O diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil, César Nunes, destaca que os decretos de emergência emitidos no início do mês em decorrência das fortes chuvas é válido para o evento desta semana.

“As chuvas devem permanecer por mais 24 horas e trazer muitos transtornos a todo o litoral”, disse. “Aqueles municípios que tem uma conexão com as chuvas das últimas semanas eles estarão cobertos pelos decretos emitidos no início do mês. Em princípio não haverá necessidade de novos decretos”.

A Defesa Civil aleta para a ocorrência de chuva volumosa e persistente no Estado até a próxima quarta-feira. As áreas de instabilidade já começaram a atuar na Grade Florianópolis nesta segunda e avançam pelo Litoral Norte e Vale do Itajaí decorrer desta terça.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: clique aqui!

Compartilhe
4 comentários

Acesse para Comentar.

Sair da versão mobile