Vítimas das chuvas no Nordeste chega a 93; Mais de 7,5 mil estão desabrigados

4 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: AFP

Chegou a 94 o número de mortos pelas chuvas que atingem a região Nordeste do Brasil. Em Pernambuco, estado mais atingido, o número de óbitos é de 91 pessoas. Desde a noite de sexta-feira (27) socorristas dos Bombeiros, Defesa Civil e o Exército fazem buscas por desaparecidos em meio a deslizamentos de terra na Região Metropolitana do Recife.

Segundo o Governo de Pernambuco há ainda 26 desaparecidos e mais de 5 mil pessoas estão desabrigadas por causa dos temporais. Uma força tarefa foi montada para acolher os afetados pelos temporais do final de semana.

Em Alagoas também houve prejuízos e mortes. Segundo o governo alagoano 2,5 mil estão desabrigados e duas pessoas morreram em decorrência da chuva.

Nesta segunda-feira (30) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas vermelhos para Alagoas e também para Sergipe, onde há riscos de fortes temporais nas próximas horas. Também nesta segunda, a Defesa Civil Nacional (DCN) alertou para o risco de chuvas intensas em 119 cidades de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

Há expectativa que as chuvas atinjam índices maiores do que 60 milímetros por hora, ou ainda superiores a 100 milímetros por dia, além de ventos que podem ultrapassar a 100 km/h. O alerta é válido também para esta terça-feira (31) nos três estados. A situação pode provocar danos em edificações, cortes de energia, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e transtornos no trânsito.

TRAGÉDIA EM ALAGOAS E SERGIPE

Segundo o último boletim da Defesa Civil de Alagoas, duas pessoas morreram no estado, 2.576 estão desabrigadas e mais de 15,5 mil desalojados. As chuvas fortes atingem o estado desde a última semana, quando ocorreram inundações, desabamento de casas e deslizamento de encostas.

Em Sergipe, até a tarde de segunda-feira houve deslizamento de terra em duas cidades na fronteira com Alagoas – Neópolis e Santana do São Francisco. Quatro famílias foram realocadas, mas não houve registro de feridos.

O alerta vermelho é até as 10h desta terça-feira para o Leste de Sergipe, Leste de Alagoas, Agreste Sergipano, Agreste Alagoano, Sertão Sergipano e Mata Pernambucana. Alagoas tem 22 alertas sendo dois de nível alto. Em Pernambuco, há 51 alertas emitidos, sendo 12 de nível muito alto.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), há possibilidade de aumento nos eventos de inundações, alagamentos e enxurradas nas cidades da faixa litorânea dos estados nordestinos, onde os acumulados previstos são maiores.

Já em relação ao risco de deslizamentos, o maior alerta é na Região Metropolitana do Recife (PE). Em Alagoas, o estado de atenção é com os municípios de Coruripe, Feliz Deserto, Paripueira e a capital Maceió.

PREVISÃO NESTA SEMANA

O período de temporais no Nordeste deve ocorrer pelo menos até domingo (05/06). A previsão indica chuvas de alta intensidade nos litorais do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e no norte da Bahia.

Conforme o Inmet, até a manhã de terça-feira, os maiores volumes se concentram no Leste e Agreste de Alagoas, e no litoral norte de Sergipe. Neste mesmo período, o leste de Pernambuco também pode registrar chuvas fortes. Na Paraíba são esperadas pancadas de menor intensidade.

Na quarta-feira (01/06) as chuvas terão intensidade fraca a moderada em toda faixa leste do Nordeste do Brasil. Na quinta (02), os acumulados devem ser maiores, especialmente entre o leste de Pernambuco e da Paraíba.

Receba notícias do 24H News no seu Telegram e saiba tudo em primeira mão! Inscreva-se em nosso canal: https://t.me/portal24h

ASSUNTOS:
Compartilhe
Sair da versão mobile