Londrina amanheceu sob um frio rigoroso neste domingo (11.08), registrando temperaturas mínimas de 4,5ºC. Ontem foi o dia mais frio do ano, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
O frio intenso, de acordo com meteorologistas é o resultado da Brasil da formação de um ciclone extratropical em alto mar, e da chegada de uma massa de ar polar. O Climatempo diz que, embora o sistema não vá passar diretamente sobre nenhuma região brasileira, i ciclone terá influência muito significativa no clima, especialmente nas áreas mais ao sul do país.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um duplo alerta laranja para a região, avisando sobre mínimas próximas de zero em várias cidades do Paraná.
Essa frente fria não está restrita ao Paraná e se estende por boa parte do Brasil, afetando boa parte do Brasil. As baixas temperaturas podem trazer precipitação invernal entre a madrugada deste domingo e a manhã de segunda no sul do Rio Grande do Sul, com possibilidade de neve nos pontos mais altos das serras gaúchas e catarinenses, principalmente à noite.
Em Florianópolis, a mínima prevista de 6ºC para este sábado pode estabelecer um novo recorde para 2024, enquanto Campo Grande, que registrou 9ºC em julho, pode ver os termômetros baixarem ainda mais, com uma previsão de 6ºC para o sábado.
No Rio de Janeiro, por exemplo, as temperaturas podem atingir recordes históricos, com a previsão de mínima de 12ºC no domingo. São Paulo também deve enfrentar um dos fins de semana mais frios do ano, com mínimas previstas de 9ºC no sábado e 7ºC no domingo.