O mês de agosto começa com muito vento e calor em Londrina e região, segundo a previsão atmosférica do Agrotempo, que trabalha com dados voltamos para o setor agrícola.
Uma configuração atmosférica incomum está impulsionando uma onda de calor e seca em direção ao Paraná, fazendo com que vente muito e fique calor nos próximos dias na região.
De acordo com os meteorologistas, um sistema de alta pressão sobre o oceano está gerando ventos quentes e secos que se deslocam do centro-norte do país onde há seca e muito calor, em direção ao Sul.
Esse fenômeno, caracterizado por rajadas de vento que podem chegar a 70 km/h, está intensificando o risco de incêndios florestais em regiões como o Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. As altas temperaturas, a baixa umidade do ar e os ventos constantes criam condições propícias para a propagação rápida do fogo.
As imagens de satélite já registram um aumento significativo no número de focos de incêndio, com chamas de grandes proporções. A situação é agravada pela ausência de chuvas significativas, o que torna o combate aos incêndios ainda mais desafiador.
A previsão indica que as condições de calor e seca devem persistir até o final da semana, com temperaturas acima da média para a época do ano. No entanto, há a expectativa de que uma frente fria, acompanhada de chuvas, alcance a região no início da próxima semana, proporcionando um alívio temporário.