Imagem do anúncio

Em crise, Starbucks desiste de abrir lojas em Londrina

SouthRock Capital, operadora da Starbucks no Brasil, pede recuperação judicial e interrompe planos de expansão.

Derick Fernandes - Jornalista
Starbucks teria duas unidades em LondrinaFoto: Arquivo

Em meio a um complexo panorama econômico, a SouthRock Capital, gestora das operações da Starbucks no Brasil, enfrenta uma série de desafios que a levaram a congelar seus planos de expansão no país. Essa decisão impacta diretamente a inauguração de novas unidades, incluindo as aguardadas lojas nos shoppings Aurora e Catuaí, em Londrina. O movimento estratégico ocorre no contexto de um pedido de recuperação judicial, com a empresa reportando uma dívida considerável de R$1,8 bilhão.

Com um histórico de 187 cafeterias Starbucks sob sua gestão, a SouthRock se viu obrigada a fechar 43 unidades distribuídas em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Apesar das estruturas já montadas no Aurora Shopping, a administração do shopping está em processo de rescisão contratual com a empresa locadora. Já no Catuaí Londrina, a decisão de cancelamento partiu diretamente da operadora da rede.

Os desafios financeiros enfrentados pela SouthRock Capital são resultado de uma combinação de fatores, desde a intricada situação econômica brasileira até os persistentes impactos da pandemia de Covid-19, a volatilidade nas taxas de juros e as constantes oscilações cambiais.

Nos últimos três anos, a empresa registrou quedas expressivas nas vendas (90% em 2020, 70% em 2021 e 30% em 2022), enfrentou dificuldades na obtenção de crédito para capital de giro, viu aumentos nos preços dos insumos e lidou com os desafios de manter as lojas físicas abertas durante a pandemia.


Receba notícias do 24H News direto no seu celular e saiba tudo em primeira mão! Entre em nosso canal no WhatsAppclique aqui!

Compartilhe
Sair da versão mobile