Imagem do anúncioImagem do anúncio

Jovens empreendedores em ação: Um café gelado e uma marquesita para começar

Conheça a história de dois jovens mexicanos unidos por um só propósito: empreender

Sabrina Hewelyn
8 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Arquivo Pessoal

O empreendedorismo jovem é um fenômeno que está em ascensão em qualquer lugar no mundo, onde jovens demonstram iniciativa, e mostram capacidade para criar, desenvolver e gerenciar seus próprios negócios.

A nova geração empreendedora tem uma facilidade para adotar novas tecnologias e tendências, incorporando-as de maneira eficiente em seus modelos de negócios.

Esta geração cresceu em um ambiente digital, onde a conectividade e a rapidez já são naturais. Assim, é comum ver jovens empreendedores explorando setores como a criação de conteúdo do seu próprio produto e o promovendo em qualquer lugar do mundo.

Em Monterrey, cidade que fica a 918 km da sua capital, com muito humor e amor, dois mexicanos se destacam pela forma que promovem seus negócios, trazendo vídeos atrativos e recheados de um rico conteúdo.

Luis Osorio, tem 23 anos, nasceu em Córdoba – Veracruz, mas atualmente mora em Monterrey. Nascido em uma família onde a maioria são empreendedores, desde muito jovem observou o grande esforço e entusiasmo que colocam nos seus negócios e pode dizer que esse espírito empreendedor também está dentro de si. 

WhatsApp Image 2024 12 10 at 19.13.27
Luis, fazendo marquesitas

“Lembro que desde o ensino fundamental comecei a despertar esse desejo pelo negócio. Comecei a vender material escolar com meus colegas como: borrachas, lápis, marcadores, adesivos, folhas, apontadores, entre outras coisas,” disse Luís ao I24.

Manuel Méndez, ou Manú, tem 25 anos e nasceu em Monterrey. Seu primeiro emprego foi em uma empresa de dispositivos médicos, onde trabalhou como assistente de armazém.

“Minha vontade de empreender vem de querer criar algo. Sempre pensei que as coisas que você tem podem ser trabalhadas e tornadas maiores. Sei que me motiva saber que posso ter algo em mente e ser capaz de torná-lo realidade,” pontuou Manuel.

WhatsApp Image 2024 12 10 at 19.13.28
Manuel | Arquivo Pessoal

O desejo de empreender os uniu

Amigos, amigos, negócios à parte. O velho dito popular, pelo visto, não se enquadra nas relações modernas. Muito pelo contrário, o convívio afetivo vem se tornando cada vez mais comum no mundo dos negócios, grandes multinacionais, por exemplo, nasceram de grandes parcerias.

Bastou uma marquesita e um café, em um evento, com suas barracas lado a lado, para que a dupla se conhecesse e percebesse que eram um bom complemento para o outro e decidissem falar sobre uma união empresarial que terminou em amizade.

“Conheci o Manú no início de março deste ano, num mercado. A barraca dele ficava a poucos metros da minha, ele vendia café, pães e produtos para animais de estimação, foi nesse evento que nos conhecemos pela primeira vez. Conversamos durante o evento, trocamos contatos e desde então partimos juntos,” contou Luis.

WhatsApp Image 2024 12 10 at 18.12.40
Arquivo Pessoal

Após esse encontro, os dois começaram a empreender juntos, levando os negócios a todos os eventos, de yoga à jogos esportivos, Luís com as marquesitas e Manuel com os cafés.

Mas, o que eles vendem?

A Taan Marquesitas nasceu de um amor e com o propósito de mostrar para o mundo uma sobremesa tradicional do estado de Yucatán, no México, as “marquesitas” que consistem em uma massa de crepe enrolada e recheada. Porém, no norte a sua presença é escassa, vendo a oportunidade, Luís decidiu aventurar-se, dando o pontapé em Monterrey.

“Anos atrás eu tinha um negócio de crepes, o qual decidi mudar para marquesitas, e eu achava que era a mesma coisa. Mas, a preparação é totalmente diferente, e as primeiras que fiz queimaram. Mas com o tempo foram ficando melhores.”

WhatsApp Image 2024 12 10 at 18.42.42
Foto: Taan Marquesitas

Enquanto Manuel percebeu que uma xícara de café gelado para muitos mexicanos é um ritual sagrado, melhora o humor e contribui para uma diminuição do nível de estresse, além de trazer benefícios para a memória e o raciocínio. Nesse gancho, ele viu o quanto era lucrativo, além de prazeroso e decidiu criar a Bold Brew.

“O café é algo que se consome com muita frequência na nossa cidade, o bom do café que transportamos é que ele ajuda as comunidades indígenas do nosso país. Outra razão para começar com o café é que se trata de um negócio altamente lucrativo.”

WhatsApp Image 2024 12 10 at 18.46.13
Marquesita + Afogatto

Após longos meses de trabalho em mercados e eventos, Manuel conseguiu abrir a primeira cafeteria Bold Brow, em Monterrey.

As redes sociais

A criação de conteúdo autêntico permite que os consumidores se relacionem com a marca, criando uma conexão que não seria possível com conteúdo excessivamente formal ou promocional. Quanto a isso, os mexicanos pontuaram que é de extrema importância adaptar-se às novas tendências.

“Acho que hoje é importante ter em conta todos os vários canais de marketing. Porém, as mídias digitais estão tomando lugar no mundo dos negócios e é necessário se adaptar às novas tendências como o marketing digital e incluindo o que envolve as redes sociais,” disse Manuel.

Nas redes sociais, os meninos promovem bastante conteúdos, praticamente eles dominam a arte de um reels perfeito e um feed impecável.

“Hoje em dia, fazer um bom marketing para o seu negócio é essencial, isso ajudará a valorizar a sua marca e a alcançar mais alcance através das diferentes plataformas que temos”, completou Luis.

Reconhecimento e mensagem à jovens empreendedores

Questionados sobre o que achavam de todo reconhecimento e apoio que vinham recebendo, eles disseram que esse era o motivo que os fazia continuar levando seus negócios a todos os lugares.

“É mais um grande motivo para continuar, que serve de inspiração para continuar a fazer crescer a Marca. Estamos muito felizes que pessoas como nós possam desfrutar deste projeto.”

“Gosto muito de ver as pessoas felizes com o nosso trabalho, principalmente quando se divertem tomando um café ou marquesitas. Também o fato de fazer sua marca crescer e ser notada,” completou Manuel.

Por fim, finalizaram deixando uma curta mensagem aos jovens que desejam se aventurar no mundo do empreendimento.

“Eu diria a eles que tudo o que fizerem dentro do seu empreendimento, faça de coração e isso os levará a lugares que nunca imaginaram.”

Compartilhe