O Brasil já tem seu representante oficial na corrida pelo Oscar em 2025: “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles. Antes de sua estreia nacional, o filme foi exibido durante a 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, na ocasião venceu o Prêmio do Público. A decisão de escolher “Ainda Estou Aqui” foi celebrada pela comissão de seleção da Academia, que destacou os elogios recebidos pela obra.
O longa venceu como Melhor Roteiro no Festival de Veneza em 2024, contribuindo com a animação em torno da produção, que também é intensificada pelo contexto histórico das indicações nacionais. A última vez que houve uma indicação do Brasil foi em 1999, com “Central do Brasil”, também dirigido por Walter Salles e tendo Fernanda Montenegro como protagonista.
O longa brasileiro aparece como forte candidato em sites internacionais para Melhor Filme Internacional e ainda é um forte concorrente para Melhor Atriz, com Fernanda, e Melhor Roteiro Adaptado. A expectativa em torno de “Ainda Estou Aqui” reflete não apenas a saudade desse sentimento e tradição, mas também a esperança de um novo reconhecimento no cenário nacional.
O filme chega aos cinemas hoje (07), já a edição 2025 do Oscar está marcada para o dia 2 de março. Os pré-selecionados em 10 categorias serão revelados no dia 17 de dezembro, e o anúncio dos indicados ao principal prêmio do cinema mundial acontece no dia 17 de janeiro.