Gabriel Bortoleto é um dos nomes mais falados nos últimos finais de semana no mundo do automobilismo quando o assunto é a próxima geração de pilotos, e a expectativa em cima dele é bastante grande, visto que desde 2017 não temos um piloto brasileiro titular na Formula 1 – Pietro Fittipaldi chegou a correr em 2020 no lugar de Romain Grosjean, mas apenas como piloto reserva.
As notícias e especulações apontam uma possível negociação com a Sauber/Audi para o campeonato de 2025, com Bortoleto no lugar de Bottas ou Zhou. Para que isso aconteça, Gabriel tem que ser o escolhido frente a uma gama vasta de pilotos: Além de Bottas e Zhou (que ainda podem ser renovados, apesar de ser algo improvável), temos no páreo Robert Schwartzman, Daniel Ricciardo, Theo Pourchaire, Mick Schumacher, Liam Lawson e até mesmo Álex Palou (da Indy) foi citado como possivel concorrente.
Entre esses, temos pilotos experientes (como Bottas e Ricciardo), pilotos com boa quilometragem (como Zhou e Schumacher) e pilotos que estão ‘fora do baralho’ da F1, esperando chances de brilhar na categoria – são eles Pourchaire, Schwartzman e Lawson, que tiveram apenas uma ou nenhuma experiências com o carro das respectivas equipes das quais são pilotos de testes/reservas. Theo Pourchaire inclusive é reserva da própria Sauber e aguarda sua vez de estrear.
No entanto, no último final de semana, em Monza (Itália), diversas câmeras flagraram Mattia Binotto (diretor técnico da Sauber/Audi) conversando com Bortoleto na pista, de forma particular. Desde então, os rumores do ‘Brazuca‘ na Audi em 2025 têm aumentado muito, e hoje recebemos uma notícia que dá a entender que Gabriel realmente se encaminha para a vaga na F1: Leonardo Fornaroli – que se sagrou campeão da F3 nesse final de semana – foi confirmado para 2025 como piloto oficial da Invicta, time de Bortoleto na F2.
Ou seja, ou Bortoleto ou Maini (seu parceiro de equipe) devem estar de saída da equipe no próximo ano. No mínimo curioso, não é mesmo? A favor de Gabriel, tems alguns fatores: ser empresariado por um grande piloto (Fernando Alonso), ter um ótimo currículo na atual categoria, e mais do que tudo, a possibilidade de ser uma alternativa para Binotto com “baixo custo” para a nova temporada.
Os rumores apontam que Bottas quer renovar, mas pede dois anos de renovação com um salário alto, e Zhou e seus patrocinadores tenham oferecido quantias generosas para continuar no time – fato que, apesar de tentador, não deve ter sido levado em conta, dado o baixíssimo desempenho do chinês em seus anos na categoria.
Por fim, em diversas entrevistas, Gabriel foi questionado sobre sua relação com a Audi, e em todas elas, tivemos respostas pouco conclusivas por parte dele, sempre “desconversando” e puxando o assunto para sua atual contratante – a McLaren, onde ele é piloto reserva.
Basta saber agora se o time Suíço-Germânico apostará no jovem talento, visto que já tem um piloto bem experiente como piloto 1 (Nico Hulkenberg já foi confirmado na equipe para o ano que vem), ou procurará uma solução mais cara e possivelmente menos eficiente nas peças que já estão na F1 atual. Desde o meio do ano, inúmeros portais e páginas de automobilismo aderiram à campanha “#bortoletonaf1“, na tentativa de mostrar para a internet inteira que queremos um brasileiro de volta ao Grid titular da F1.
Se você, assim como eu quer um Brasileiro disputando corridas da Formula 1, fica aqui o apelo: torça por Bortoleto!