A Formula 1 está de volta: confira todas as informações sobre a volta da categoria

Com 5 pilotos brigando diretamente pelo título, a Formula 1 retorna para a segunda metade da temporada de 2024 com novidades

Matheus Santopes
Por Matheus Santopes Deixe um comentário 10 min de leitura
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Imagem de destaque - Divulgação/F1

14 corridas, 7 vencedores diferentes e absolutamente nenhum pódio repetido (considerando 1º/2º/3º na exata mesma ordem): É assim que se encontra a 74ª temporada da categoria mais disputada do automobilismo mundial. O ano de 2024 já é o que se pode ser chamado de atípico no mundial de F1, e o i24 trás tudo que você precisa saber para assistir a segunda metade do campeonato. Confira:

Classificação

Considerando as 14 corridas da primeira metade do campeonato, 7 pilotos subiram no ponto mais alto do pódio: Max Verstappen é o líder do Ranking (e do campeonato) com 7 vitórias, seguido por Lewis Hamilton (2 vitórias), George Russell, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Lando Norris e Oscar Piastri (com 1 vitória cada). Na imagem abaixo, a classificação completa do campeonato de pilotos:

AD 4nXdnrmPdwij tz9hbp4SpcALFBUb5Jq jjYsBX 56if

Os destaques negativos são da dupla da Sauber (Zhou e Bottas) e para o americano Logan Sargeant que não anotaram absolutamente nenhum ponto no ano de 2024, perdendo até para o substituto Oliver Bearman, que fez apenas uma corrida, substituindo Sainz no começo da temporada – e ainda assim fez 6 pontos pilotando pela primeira vez um F1.

As equipes com mais vitórias são: Red Bull (7 Vitórias), Mercedes-AMG (3 Vitórias), Ferrari e McLaren (2 vitórias cada), com o campeonato sendo disputado por outras 6 equipes além das 4 já vencedoras de etapas. E se vale a curiosidade, somente 1 equipe esteve em TODOS os pódios nesse ano: a McLaren. Confira a classificação completa do campeonato de construtores na imagem abaixo:

A equipe “Roda presa” da temporada é a Kick Sauber, que como mencionado anteriormente, não anotou nenhum ponto no ano, e amarga a última posição do campeonato de construtores. Para 2025, a Sauber trocará de nome, assumindo a nomenclatura da alemã Audi, e terá substituições no seu time de pilotos.

Disputa pelo título

Para o segundo semestre de corridas, vale ficar de olho na briga entre as 4 primeiras equipes do campeonato (Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes) que possuem chances de ainda brigar pelo título de construtores. A briga do campeonato de pilotos está ainda mais acirrada, considerando que Norris, da McLaren, está a “somente” 78 pontos de Verstappen. Considerando que ainda temos 250 pontos em jogo (analisando somente os 25 pontos do primeiro colocado), a disputa pode pegar fogo. 

AD 4nXdZmrMuH

O carro da Mercedes parece ter sido acertado para a segunda metade do campeonato – Imagem: Divulgação/Mercedes-AMG

Vale a pena ficar de olho também na Mercedes, que nas últimas 5 corridas anotou 3 vitórias e 2 pódios. Aparentemente o time alemão conseguiu acertar o conjunto aerodinâmico aliado à unidade de potência deste ano, transformando o que era uma carroça em um baita carro para disputar a segunda metade do campeonato.

Movimentações para 2025

Para a temporada de 2025, muita coisa deve mudar. A começar pelos pilotos confirmados, que mais uma vez farão uma “dança das cadeiras”, com equipes trocando pilotos entre si. Até o momento, as mudanças que sabemos são:

  • Lewis Hamilton sai da Mercedes e vai para a Ferrari, no lugar de Carlos Sainz;
  • Sainz sai da Ferrari e vai para a Williams, no lugar de Logan Sargeant (sem contrato);
  • Ocon sai da Alpine e vai para a Haas, no lugar de Hulkenberg;
  • Hulkenberg sai da Haas e vai para a Sauber/Audi, no lugar de Zhou.

Além destas mudanças, ainda teremos: Ferrari com Leclerc e Hamilton, RedBull, Mclaren e Aston Martin sem alterações, Bearman na Haas ao lado de Ocon, Ricciardo fora do grid e vagas em aberto na Racing Bulls, Alpine, Mercedes e Sauber/Audi

Segundo as informações que correm nos Paddock’s (a famosa fofoca), Kimi Antonelli é o principal nome para assumir o lugar de Hamilton na Mercedes, formando dupla com o britânico George Russell. O garoto prodígio faz parte do projeto de desenvolvimento de pilotos da Mercedes e vem testando os carros das temporadas anteriores para se desenvolver para o grid de 2025.

AD 4nXet 7NvzKIy gHGFFiBIGK 0PTwrh2da9rUrrMPZbkuGcK2vw1DEYJLX57 Lb1WdeXfZGO86zoSvDnFZ Y3sjFRItVjZVu6V2nmpBssa8bLdJ

Bortoleto pode integrar o time Audi/Sauber a partir de 2025 – Imagem: Divulgação/McLaren

Outro boato que corre é que o brasileiro Gabriel Bortoletto (Atual campeão da F3 europeia e candidato ao título da F2 de 2024 e piloto de testes da McLaren) deve se juntar ao alemão Nico Hulkenberg para formar a dupla de pilotos da Audi no próximo ano. Por enquanto é só uma especulação, mas existem várias páginas estrangeiras que cravam a informação de que (finalmente) teremos um brasileiro de volta ao pelotão da F1.

Outro rumor que corre pelos paddocks é a possibilidade da ida de Adrian Newey (projetista multicampeão de automobilismo, com mais de 10 carros campeões já desenhados por ele) para a Aston Martin, o que poderia acarretar na ida de Verstappen para o time britânico, já que a relação de Max e Newey vem de longa data e rendeu excelentes frutos. Das 3 possibilidades citadas, essa última é a menos provável, mas ainda assim, vale ficar de olho!

Pontos de atenção

Quem deve se preocupar com o futuro é o mexicano Sérgio “Checo” Pérez, piloto da Red Bull que não venceu nenhuma corrida no ano, utilizando o mesmo carro que seu parceiro Max Verstappen (que venceu 7 etapas, vale ressaltar). Checo assinou a renovação de seu contrato para mais anos sendo o piloto 2 da equipe austríaca, mas a média de colocação nas provas (oscilando entre a 4ª e a 18ª colocação, sem constância alguma) são pontos que devem ser levados em consideração para a permanência do mexicano nos próximos anos da F1.

AD 4nXeASwCXM0kX7kRYg3YcKqjA Avjsdv2z5LE9JZsL53DSQrDBjdBZVZonauzhZWeVNgfzQl48FdAeoBKZWWPANgV6FCnLt458gTSlFO23

Checo e Daniel estão na corda bamba para 2025 – Imagem: Divulgação

Outro que está com os dias contados é o australiano Daniel Ricciardo. O piloto que já foi considerado um dos melhores do grid entre 2014 e 2018, chegando a ser comparado com Verstappen (e hoje vemos que o holandês é superior em diversos aspectos), amarga a 13ª posição do campeonato, sem constância de resultados e sem expectativa de futuro na categoria. Existem fortes rumores que para 2025 Ricciardo saia da Racing Bulls e não renove contrato com nenhuma outra scuderia.

Próximas corridas

A próxima corrida é já neste final de semana, com as equipes treinando a partir de amanhã (sexta feira, 23/08) e o país sede é a Holanda. O circuito de Zandvoort voltou ao calendário em 2021, e o último vencedor foi Max Verstappen – o dono da casa, vencendo nas 3 oportunidades. A corrida também foi sediada por até o ano de 1986, quando o contrato foi encerrado, e o maior vencedor foi Jim Clark, levando o troféu para casa em 1963/64/65 e 1967.

A expectativa óbvia é que Max triunfe novamente na sua “home race”, mas as outras equipes vêm desenvolvendo os carros para o retorno do campeonato. A McLaren vem “com a faca entre os dentes” para tentar beliscar o campeonato de 2024. A corrida que vem após a Holanda é o GP de Monza, um dos circuitos mais rápidos do calendário, e que promete ter algumas boas brigas. 

Horários e informações da corrida

Neste final de semana, as atividades começam na sexta-feira às 07h30 com o Treino Livre 1, seguido pelo TL2 às 11h. No sábado o TL3 começa às 06h30 e o Qualy será realizado às 10h. A corrida principal é no domingo às 10h, e a transmissão será feita pela Band/Band Sports/Bandplay a partir das 09h. 

AD 4nXemJtwzTUPiOVshATmnBp0Il5EQ8rjkHc1ts gdoReo

Circuito de zandvoort foi reinserido no calendário em 2021 – Imagem: Divulgação/F1

O Circuito tem 4.3km, distribuídos em 14 curvas (10 para a direita e 4 para a esquerda) e o grande prêmio contará com 72 voltas, somando um total de 306km. O tempo médio de uma volta gira em torno de 1min13s, e o recorde da pista é de 1min11.097s, estabelecido por Lewis Hamilton em 2021. O recorde de público do evento é de 105 mil pessoas no ano passado.

Amanhã voltamos com mais informações sobre a corrida, contando mais informações de como foi o desempenho dos pilotos nos treinos livres! Acompanhe o site e as nossas redes sociais para ter mais informações sobre o final de semana de corrida!

Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.