Max Verstappen é sem dúvida um dos maiores fenômenos de todos os tempos da Fórmula 1, porém um dos contra pesos que sempre o acompanharam é seu temperamento duvidoso, evidenciado também nesse final de semana, no GP do México.
Pelo segundo fim de semana consecutivo em 2024, Verstappen termina uma corrida como ponto central de críticas após mais uma disputa com Lando Norris, vice-líder e que tenta avançar em uma briga mais acirrada pelo título.
Após uma investida, Norris, durante a corrida, Max o jogou para o gramados duas vezes consecutivas, o que resultou em 20 segundos de punição aplicado ao atleta Holândes.
“Não foi uma corrida justa e limpa. E, portanto, acho que ele teve o que merecia”, disse Norris após a prova, que foi além:
“Senti que tinha de evitar acidente, e não é isso que você sente que quer fazer em uma corrida. Ele está em uma posição muito poderosa no campeonato. Ele está muito à frente. Ele não tem nada a perder.”
“Não é meu trabalho controlá-lo. Ele sabe guiar. E tenho certeza de que sabe que provavelmente foi um pouco acima do limite”, completou.
O chefe da equipe McLaren, Zak Brown, elogiou os comissários de corrida por darem a Max Verstappen 20 segundos em penalidades no domingo.
“Provavelmente não é o suficiente [a penalidade imposta no México. Quer dizer, está ficando um pouco ridículo. Aplaudo os comissários da FIA. Já chega. Vamos ter uma boa corrida limpa daqui para frente — disse Brown.
“Eu sabia o que esperar. Não queria esperar uma coisa dessas porque respeito Max como piloto, mas estava pronto para algo assim. Isso não é uma direção muito limpa na minha opinião. Evitei e foi uma boa corrida — disse Norris, após o GP.
O resultado no México significou que a liderança de Verstappen na corrida pelo título foi reduzida em 10 pontos, para 47, enquanto no campeonato de construtores a Ferrari ultrapassou a Red Bull e chegou ao segundo lugar, 29 pontos atrás da líder McLaren, com quatro fins de semana de corrida restantes.
Toto Wolff, chefe da Mercedes, não resistiu a entrar no debate e deu seu pitaco. “Um piloto sempre vai até o limite e, quando as regras ou a interpretação das regras permitem uma certa maneira de disputa, alguém como Max sempre vai explorar isso. Agora houve uma nova interpretação e execução desses regulamentos e acho que isso mudará a maneira como todos vão agir no futuro.”
Verstappen, mesmo após cumprir uma segunda punição de 20 segundos iniciou uma escalada notável, retornando ao pelotão da frente. Norris, por sua vez, aproveitou um erro de Leclerc na volta 63 e assumiu a vice-liderança, enquanto o monegasco precisou lidar com a perda de tração.
A corrida terminou com Sainz em primeiro, seguido por Norris e Leclerc. Hamilton fechou na quarta posição, à frente de Russell, com Verstappen recuperando-se para terminar em sexto. O top 10 foi completado por Magnussen, Piastri, Hulkenberg e Gasly.
Verstappen ignorou as penalidades como “muito grandes”, mas disse que se sentiu mais preocupado com a perda de ritmo competitivo da Red Bull, o que contribuiu para que ele se envolvesse em incidentes controversos.
“Se eu lidaria com isso de forma diferente depois? Não, eu não o faria. Mas o problema é que nós fomos muito lentos. Por isso, tenho que travar esse tipo de batalha. Se estivéssemos mais rápidos, eu não precisaria fazer isso – declarou, em entrevista ao canal sueco “Viaplay”.
“Não vou me render tão facilmente. No final das contas, também não se trata de concordar ou discordar das punições – a questão é que 20 segundos é muito -, mas o maior problema e também o que me preocupa é o ritmo da corrida. Ele realmente não foi bom e é algo que precisamos analisar. Mesmo sem as punições, não tivemos nenhuma chance de brigar pelas posições da frente. Não estou preocupado (com o título). Essa foi uma corrida muito ruim para nós, mas também sei que podemos fazer muito melhor do que isso, então vamos continuar tentando.”