Após troca que surpreendeu a NBA e gerou grande impacto: Luka Doncic deixou o Dallas Mavericks para se juntar ao Los Angeles Lakers, enquanto Anthony Davis seguiu para Dallas. Além de Davis, os Mavericks receberam Max Christie e uma escolha de primeira rodada do draft de 2029. Os Lakers, por sua vez, adquiriram Dončić, Maxi Kleber e Markieff Morris.
Em uma carta emocionada aos fãs dos Mavericks, Doncic expressou sua surpresa e tristeza com a transferência, afirmando que pensava que passaria toda a sua carreira em Dallas. Ele agradeceu aos torcedores pelo apoio desde sua chegada como jovem esloveno há sete anos e lamentou não ter conquistado um campeonato para a cidade. Doncic também destacou que sempre considerará Dallas como seu lar.
Confira carta de despedida de Luka:
Querido Dallas,
Há sete anos, vim aqui ainda adolescente para perseguir o meu sonho de jogar basquetebol ao mais alto nível. Pensei em passar minha carreira aqui e queria muito trazer um campeonato para vocês. O amor e o apoio que todos vocês me deram é mais do que eu jamais poderia ter sonhado. Para um jovem da Eslovênia que veio para os EUA pela primeira vez, vocês fizeram o norte do Texas a minha casa.
Nos bons e maus momentos, desde lesões até as finais da NBA, o apoio de vocês nunca mudou. Obrigado não só por compartilhar minha alegria em nossos melhores momentos, mas também por me levantar quando mais precisei. A todas as organizações com as quais trabalhei em toda a comunidade de Dallas, obrigado por me deixar contribuir para o seu importante trabalho e me juntar a vocês para levar luz àqueles que dela precisam. Ao iniciar a próxima parte da minha jornada no basquete, estou deixando uma cidade que sempre será um lar longe de casa.
Dallas é um lugar especial e os fãs dos Mavs são fãs especiais.
Obrigado, do fundo do meu coração.
Sasa Doncic, pai de Luka, criticou duramente a decisão dos Mavericks, classificando-a como hipocrisia. Ele afirmou que seu filho não merecia ser tratado dessa maneira, especialmente após liderar a equipe às finais da NBA na última temporada. Sasa também rebateu as alegações sobre preocupações com a condição física de Luka, enfatizando seu bom desempenho durante a temporada.
Confira como ficou a frente da American Airlines Center, uma forma de protesto dos fãs dos Mavs contra a troca de Luka.
Agora como membro dos Lakers, Luka Doncic expressou entusiasmo por jogar ao lado de LeBron James e prometeu continuar atuando com paixão, visando conquistar campeonatos para Los Angeles. Enquanto isso, os Mavericks buscam uma nova direção com a chegada de Anthony Davis, esperando que sua presença fortaleça a equipe nas próximas temporadas.
Veja o post de apresentação de Luka nos Lakers com um toque de deboche:
Como a troca foi tratada como totalmente impossível e inesperada, a conta oficial dos Lakers colocaram na legenda “Sim, realmente aconteceu. Bem vindo a Los Angeles, Luka.”