Abrindo a 7ª rodada das Eliminatórias da América do Sul, a Bolívia recebe a Venezuela em La Paz, no Estádio Municipal Villa Ingenio, nesta quinta-feira (05) às 17:00 (horário de Brasília).
Bolívia
As duas seleções vivem momentos opostos. A Bolívia, eliminada ainda na fase de grupos da Copa América, ocupa a penúltima posição nas Eliminatórias, com apenas 3 pontos conquistados contra o lanterna Peru. Em sua primeira convocação pela seleção boliviana, Oscar Villegas fez 13 mudanças em relação à lista de Antonio Carlos Zago, ex-técnico da Bolívia, que comandou a equipe na Copa América.
A seleção vem de uma derrota por 3 a 1 contra o Panamá na competição e precisa vencer para manter viva a esperança de disputar a Copa do Mundo, competição que não disputa desde 1994.
Provável escalação: Guillermo Viscarra; Héctor Cuéllar, Luís Haquin, Marcelo Suárez; Gabriel Villamíl, Boris Cespedes, José Sagredo, Yomar Rocha; Miguelito Terceros, Ramiro Vaca, Carmelo Algarañaz.
Venezuela
Em contraste, a Venezuela vive um ótimo momento nas Eliminatórias, ocupando uma posição à frente de países como Brasil e Chile, além de fazer uma boa campanha na Copa América. O argentino Fernando Batista terá cinco caras novas em relação à última convocação, incluindo o jovem promissor Bryant Ortega.
Uma vitória contra a Bolívia deixaria a Venezuela ainda mais próxima do sonho de disputar sua primeira Copa do Mundo. A seleção ocupa a 4ª posição com 9 pontos, 3 atrás da 3ª colocada Colômbia. Com o que tem de melhor disponível, Fernando Batista deve escalar o seguinte time:
Provável escalação: Rafael Romo; Jon Aramburu, Nahuel Ferraresi, Yordán Osorio, Miguel Navarro; Cristian Cásseres Jr, Eduard Bello, Yangel Herrera, José Martínez; Yeferson Soteldo, Salomón Rondón.
Histórico
Bolívia e Venezuela se enfrentaram 40 vezes na história, com os bolivianos triunfando em 16 ocasiões, além de 10 empates e 14 vitórias venezuelanas. Na Bolívia, a Venezuela venceu apenas 2 vezes, sendo uma delas em jogos oficiais. O último confronto entre as seleções foi em 2022, com a Venezuela saindo vitoriosa por 4 a 1.
Palpite
Apesar da força da Bolívia em casa, a boa fase da Venezuela e o time renovado sob o comando de Oscar Villegas indicam um jogo equilibrado. A aposta é em um empate, com uma partida bastante truncada e disputada no meio-campo.