Neste sábado (30), o Botafogo venceu o Atlético-MG por 3 a 1 em um jogo emocionante do começo ao fim e foi campeão da Libertadores 2024. O jogo aconteceu em Buenos Aires no estádio Monumental de Núñez, casa do River Plate, time que o próprio galo havia eliminado na semifinal.
A bola começou a rolar e com 36 segundos de jogo Gregore, jogador botafoguense acaba acertando um chute no rosto de Fausto Vera. O camisa de número 26 foi expulso e deixou o campo chorando pois sabia da responsabilidade que traria ao seu time. Com isso, o Botafogo teria que jogar mais de 89 minutos com um jogador a menos.
Aos 35 minutos Luiz Henrique recebe a bola de Jefferson Savarino e invade a área atleticana, toca para Marlon Freitas que chuta e bate novamente em Savarino sobrando nos pés de Luiz Henrique que chutou e abriu o placar. Aos 43 minutos da primeira etapa o VAR chamou o árbitro e recomendou a revisão de um possível pênalti. Após confirmação Alex Telles bateu e ampliou o placar carioca.
Na volta do segundo tempo Gabriel Milito fez três alterações, entre elas a troca de Fausto Vera por Eduardo Vargas. Logo aos 2 minutos da primeira etapa, Vargas faz um gol sem pulo após um escanteio cobrado por Hulk na área e diminui a vantagem do fogão. Porém, o gol só serviu para iludir os torcedores. Vargas teve mais duas chances de mano a mano com o goleiro, porém não as aproveitou, jogando as duas para fora.
Aos 52 minutos de jogo, Junior Santos recebe a bola do lado direito do campo e mesmo marcado por dois jogadores consegue se livrar, invadir a área, tocar para Matheus Martins e aproveitar o rebote para fechar o placar e sagrar o Botafogo campeão da América pela primeira vez em 114 anos de história do clube.
Luiz Henrique autor do primeiro gol e um dos artilheiros do fogão no campeonato foi premiado como melhor jogador da competição. Com a vitória do Botafogo, o brasileirão passa a ter um G-8 pois o time já estava classificado para a edição 2025, isso porque o fogão é líder do brasileirão.