Em busca de mais uma taça inédita, o Botafogo enfrentou o Pachuca no Derby das Américas – nome dado ao jogo entre os campeões da Libertadores e da Champions da CONCACAF. E com um primeiro tempo ruim para ambas as equipes, no segundo tempo o Pachuca não tomou conhecimento e atropelou o Botafogo, mandando os brasileiros para a casa.
O JOGO
Com um primeiro tempo muito fraco e ruim de assistir, foi no segundo tempo em que a partida melhorou. Idrissi um dos desafogos do Pachuca na primeira etapa e fez um golaço para os mexicanos. O marroquino limpou toda a marcação do Botafogo, deixando dois jogadores no chão e chutando sem chances para o John.
O gol sofrido fez o Botafogo despertar e partir para o ataque, e na então chance mais clara do time de General Severiano, Cuiabano soltou uma bomba e obrigou Carlos Moreno a fazer uma grande defesa.
O Botafogo fez algumas substituições e tentava buscar a reabilitação na partida, contudo, em saída de bola errada o campeão da Libertadores foi punido e sofreu o segundo gol com Deossa aproveitou o péssimo domínio de Almada e ampliou o placar.
Com dois gols de desvantagem, o Fogão teve que se lançar ao ataque e abriu espaços para os pontas mexicanos que são rápidos e para o matador, Rondón, e foi em um desses lances de contra-ataque quase fez o terceiro em chute cruzado.
O Botafogo com dois gols atrás, fez Artur Jorge colocar os titulares para buscar a redenção e tentar levar a partida pelo menos até às penalidades. Com Almada, Tiquinho, Luiz Henrique chegando com perigo, os espaços foram fatais. O Pachuca encontrou uma nova oportunidade e em um contra-ataque fatal, Rondón não perdoou e marcou o terceiro para os mexicanos.
Com a vitória o Pachuca enfrentará o Al-Ahly do Egito, no próximo dia 14 (sábado), às 14h (horário de Brasília. Já o Botafogo voltará para o Brasil e encerra a temporada de 2024 com os títulos da Libertadores – a primeira de sua história conquistada contra o Atlético-MG, e o Campeonato Brasileiro conquistado no último domingo (8), após 29 anos.