Em um confronto eletrizante realizado no Morumbi na noite de quarta-feira (25), o Botafogo superou o São Paulo e garantiu sua vaga na semifinal da Copa Libertadores. A partida, marcada pela intensidade e emoção, foi decidida apenas na disputa por penalidades, após um empate por 1 a 1 no tempo normal.
O primeiro tempo foi marcado pela disputa acirrada entre as duas equipes. O São Paulo, com maior posse de bola, buscava controlar o jogo, mas encontrava dificuldades para finalizar. O Botafogo, por sua vez, explorava a velocidade de seu ataque, principalmente em jogadas verticais. A estratégia surtiu efeito aos 14 minutos, quando Savarino e Igor Jesus tabelaram, o centroavante cruzou e Almada, aproveitou o rebote para abrir o placar. O gol sofrido abalou o São Paulo, que precisou de ajustes para reagir. Com a entrada de Luciano, o time tricolor melhorou e, aos 44 minutos, após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti. No entanto, Lucas Moura desperdiçou a cobrança, mantendo a vantagem do Botafogo ao final da primeira etapa.
Na segunda etapa, o jogo seguiu equilibrado, com o São Paulo tentando pressionar em busca do empate e o Botafogo administrando a vantagem. Wellington Rato, Lucas e Calleri em uma grande chance desperdiçada, assustaram o Botafogo. Quando tudo indicava que o Botafogo levaria a vitória, o São Paulo conseguiu o empate aos 41 minutos. Em uma jogada trabalhada, André Silva cruzou para Calleri, que cabeceou para as redes. Antes do final do tempo normal, Gatito e Rafinha foram expulsos após uma briga entre as duas equipes. A igualdade levou a partida para os pênaltis e, na decisão, o Botafogo foi mais eficiente e venceu por 5 a 4.
Com a classificação histórica, o Botafogo aguarda o vencedor do confronto entre Penarol e Flamengo, que jogam amanhã (26), para conhecer seu adversário na semifinal.
O São Paulo, por sua vez, volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, já que não tem outras competições para disputar. O Tricolor tem clássico contra o Corinthians no próximo domingo (29), em Brasília.