Neste domingo (8), o Maracanã será o palco da despedida do Brasileirão 2024 para os rubro-negros carioca e baiano, além do fim de uma era, de um dos maiores ídolos da história do Mengão. Trata-se de Gabriel Barbosa, ou para os íntimos, Gabigol. A partida terá início às 16h (Brasília) com transmissão do SporTV 2 e do Premiere.
Como vem o Flamengo: Já garantido como o terceiro colocado do Brasileiro, o mais querido vem de vitória contra o Criciúma na última rodada em Santa Catarina, por 3 a 0. Esse resultado rebaixou o clube catarinense. Uma das grandes novidades da semana rubro-negra foi a volta de Luiz Araújo aos gramados, com o camisa 7 marcando um gol na partida passada. Além disso, o ídolo Gabigol terá uma despedida digna do Mengo, com festa, homenagens e discurso pós-jogo. Esta também será a última partida de Rodolfo Landim como presidente do clube e de Marcos Braz, vice-presidente de futebol, pois no dia seguinte, haverá a eleição presidencial do clube, com Luiz Eduardo Baptista, o BAP, Maurício Gomes de Mattos, o MGM, e Rodrigo Dunshee de Abranches como candidatos a presidência do time.
Provável escalação: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Ortiz (David Luiz) e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Evertton Araújo, Matheus Gonçalves e Alcaraz (Gerson); Gabigol e Bruno Henrique. Técnico: Filipe Luís.
Como vem o Vitória: Garantiu a tão sonhada vaga na Copa Sul-Americana de 2025 após empate contra o Grêmio em 1 a 1 na rodada passada, marcando a despedida do clube no Barradão em 2024. Seu maior destaque é o atacante Alerrandro, que tem 14 gols anotados na atual edição, empatado com Yuri Alberto, do Corinthians. O zagueiro Neris está fora da partida, pois irá cumprir suspensão. Outro jogador que está fora é o meia Matheusinho, que está sob supervisão do departamento médico, após sofrer uma entorse no tornozelo esquerdo. O Leão ocupa atualmente a décima-primeira colocação com 46 pontos.
Provável escalação: Lucas Arcanjo; Bruno Uvini, Edu e Wagner Leonardo; Raúl Cáceres, Lucas Esteves, Ricardo Ryller e Willian Oliveira; Janderson, Gustavo Mosquito e Alerrandro. Técnico: Thiago Carpini.
Equipe de arbitragem:
Árbitro: Lucas Casagrande – BAS/PR
Assistentes: Neuza Inês Back – FIFA/SP e Victor Hugo Imazu dos Santos – AB/PR
Quarto árbitro: Vinícius Gonçalves Dias Araújo – AB/SP
VAR: Rafael Traci – MASTER/SC
AVAR: Fabrício Porfirio de Moura – AB/SP