Na tarde deste domingo (8) o Bahia dominou e venceu o Atlético-GO por 2 a 0 pela última rodada do Campeonato Brasileiro de 2024, na Arena Fonte Nova. Thaciano e Luciano Rodríguez anotaram para o Esquadrão.
O resultado positivo do time baiano o levou de volta à Libertadores depois de 36 anos, a última vez que o time esteve no torneio foi em 1989.
Mais ou menos
O jogo começou com o Dragão dominando e levando perigo ao Bahia, que ainda acanhado, buscava se defender. Aos seis, Derek roubou a bola de dois adversários e saiu cara a cara com Danilo Fernandes, mas mandou para fora.
Aos 21, o atacante Luciano Rodríguez ficou cara a cara com o goleiro Ronaldo, mas chutou para fora. Dois minutos depois, o Tricolor trabalhou bem pela esquerda, e Luciano Juba cruzou na área. Ademir chegou batendo sozinho, de primeira, e por muito pouco não marcou.
Na reta final, o time da casa pressionou ainda mais e foi pra cima do Dragão. Aos 40, Ademir cruzou na medida para Thaciano, que de cabeça, mandou para o fundo do gol e abriu vantagem para o Bahia.
Fechou a conta
A partida recomeçou com o Bahia passando sufoco e se defendendo como podia. Aos seis, Alix bateu colocado e Danilo Fernandes fez um milagre para salvar o Bahia. Na sequência, Luciano Rodríguez passou no meio de dois marcadores e foi derrubado na área. Após análise do VAR, o pênalti foi confirmado e o próprio camisa 17 foi para a cobrança, ampliando a vantagem baiana na partida.
Com vantagem no marcador, o Bahia então passou a administrar o resultado, e chegou a levar sustos em boas chegadas do Dragão, mas conseguiu manter a vantagem e garantiu a vitória, que marcou um momento histórico para o time nordestino com o retorno à Libertadores 2025.
Mas, e como fica?
Com o fim da rodada e do campeonato, o Bahia terminou na oitava posição e com 53 pontos. O Atlético ficou na 19ª colocação com 30 pontos.
De olho em 2025
Com o término da temporada, as equipes agora já iniciam suas preparações para o próximo ano, onde os estaduais começarão mais cedo, devido à disputa da Copa do Mundo de Clubes, em junho.
O Bahia terá pela frente o Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Brasileirão, Copa do Brasil e Copa Libertadores. Já o Atlético-GO jogará o Campeonato Goiano, Copa Verde, Copa do Brasil e Série B.