Ainda nas primeiras horas da sexta-feira (31), o Brasil e especificamente a nação santista aguardavam Neymar e o anúncio oficial do Santos. Chegando em um jato avaliado em quase R$500 milhões, o eterno menino da vila pousou em São Roque – interior de São Paulo -, por volta das 10h (de Brasília). E em uma ação conjunta entre Mercado Livre e Puma, o craque foi recepcionado com uma entrega de suas novas chuteiras da marca alemã, que ainda contou com um vídeo de interação entre o brasileiro e Memphis Depay, atualmente vestindo às cores do rival, Corinthians. Contudo, antes de ir para à baixada santista, o craque sobrevoou por cima da Mercado Livre Arena Pacaembu e registrou o momento em suas redes sociais.
Após toda ação realizada, enfim chegou o momento de Neymar descer para a baixada, e já no meio da tarde em seu helicóptero particular o craque passou rapidamente por cima da Vila, rumo ao CT Rei Pelé, onde foi recepcionado pelo Presidente Marcelo Teixeira e familiares. Depois de realizar exames e conhecer seus novos companheiros de equipe, Neymar fez o famoso Media Day e com participações especiais de sua filha Mavie, a esposa Bruna Biancardi e Falcão, rei do futsal. Mas antes de seguir rumo à Vila, Neymar assinou o contrato de 6 meses com o Santos e recebeu em mãos de Marcelo Teixeira a tradicional camisa 11 – na qual havia feito história e conquistado inúmero títulos -, e avisou ao craque que iriam buscar a camisa mais pesada de número 10 no estádio.
Enquanto isso na Vila Belmiro, foi montando um palco 360 no centro do gramado, artistas santistas foram convidados para se apresentarem, dentre eles: Mc WM, Mc GP, Kyan, Kayblack, Mc Lon. Além deles, Racionais Mc’s liderados por Mano Brown levantaram toda a Vila Belmiro. Porém, ao som de Moleque de Vila, interpretado pelo Projota, Neymar subiu ao campo e foi ovacionado por todo estádio.
Ao chegar no centro do palco, Neymar não conseguiu conter às lagrimas e se emocionou enquanto a Vila Belmiro gritava seu nome. Já com o microfone em mãos, o ídolo expressou todo seu amor ao Peixe e se declarou à torcida santista e afirmou que não irá faltar Ousadia. Ainda no gramado, Neymar deu uma volta arremessando bolas e camisetas para os torcedores, além de abraçar amigos, ex-companheiros de equipes, ídolos eternos do Santos e toda sua família presente como; os três filhos, mãe, irmã, esposa e o pai, na qual deu um longo abraço e depois na coletiva destacou a importância do mesmo em sua carreira.
Depois de toda a festa no gramado, Neymar junto ao presidente (Marcelo Teixeira), se dirigiram ao salão nobre da Vila Belmiro onde foi realizada a entrevista coletiva. O ídolo despistou sobre uma possível extensão de contrato dizendo ser muito cedo para pensar nisso. Apesar de não responder objetivamente, Neymar afirmou que não é porque o contrato é curto que ele irá embora após o término do vinculo atual.
Muito cedo para falar de prorrogar o vínculo. O Santos me deu a oportunidade de poder voltar. Obviamente abri mão de muita coisa para estar aqui. Foi um casamento perfeito. Não é que vou embora em seis meses. É um contrato de seis meses que pode ser prolongado. Cabe a mim me dedicar 100%, não adianta voltar aqui com nome. Voltei para jogar e ser feliz, fazer gols e ajudar o Santos. Abriram a porta e estou feliz, espero ajudar.” – afirmou Neymar.
Apesar de toda a festa e empolgação dos torcedores, o Santos ainda tenta se recuperar depois de anos decepcionantes e um recente capítulo desastroso na qual o Peixe foi rebaixado em 2023 e subiu no ano seguinte (2024). No atual momento o Santos vem oscilando no Campeonato Paulista, em cinco rodadas o Peixe venceu apenas uma partida, empatou outra e vêm de três derrotas consecutivas, à última de virada para o São Bernardo fora de casa. Neymar inclusive deixou claro que rejeita o título de salvador da pátria e que não conseguirá vencer os jogos sem o apoio dos companheiros.
Se fosse tênis, com certeza eu iria me garantir. Mas é futebol, esporte coletivo. Não existe no mundo que só um jogador possa ganhar sozinho. Obviamente sei da esperança que o torcedor tem de eu voltar para o Santos. Sei que me veem como “salvador da pátria”, mas não é dessa forma, tem outros jogadores que serão importantes. Tive muitas vitórias na minha vida, e nessa não será diferente. Tem coisas muito importantes lá na frente nos esperando, mas temos que começar agora, fazer as coisas certas e colher. Não vou conseguir vitórias sozinho, dependo dos companheiros como em qualquer time do mundo. Na minha função, se puder fazer a diferença, vou fazer .” – declarou o novo camisa dez.
Apesar de não estar inscrito ainda no Paulistão, Neymar brincou ao dizer que aguentaria 30 minutos no clássico contra o São Paulo, no sábado (1). Mas que demoraram muito para inscrevê-lo, mas garante ter condições físicas para os próximos jogos do Peixe.
Não dá tempo para eu jogar. Falei para me inscreverem rápido. Trinta minutinhos eu garantia (risos). Fisicamente estou bem melhor. Não estou 100% ainda. Preciso de minutos, de jogos, e não só com treino que vou estar bem fisicamente. Isso vou ganhar com o tempo. Estou muito melhor do que estava quando voltei a jogar. Estava me sentindo bem nos treinos no Al-Hilal. Só não vou jogar amanhã porque não estou inscrito – disse Neymar.
Como não poderá jogar, Neymar é presença garantida na torcida do Santos e irá acompanhar o clássico San-São em um dos camarotes na Vila e aguardará aparecer no BID da FPF (Federação Paulista de Futebol). A expectativa é que o camisa 10 esteja a disposição já no jogo contra o Botafogo-SP, na Vila Belmiro, na próxima quarta-feira (5).