Na última sexta-feira (13), a Futsal Planet, com o aval da FIFA, realizou o Futsal Awards 2023, a maior premiação da modalidade. O evento destacou os principais jogadores e jogadoras do ano, com grande destaque para o Brasil, que levou três prêmios.
No futsal masculino, o pivô Pito, do Barcelona, foi eleito o melhor jogador do mundo. O brasileiro brilhou na temporada ao se sagrar campeão da Liga Espanhola e ser eleito o melhor jogador e o melhor pivô da competição. Além disso, o goleiro William, que atua no futsal russo, foi reconhecido como o melhor goleiro do ano.
Já no futsal feminino, a brasileira Camila Costa, jogadora do Stein Cascavel, foi coroada como a melhor jogadora do mundo. Em 2023, Camila se destacou ao marcar 38 gols pelo Stein e conquistar cinco títulos com o clube, além de dois títulos pela seleção brasileira.
Com a vitória de Pito, o Brasil alcança a marca de 12 vezes com jogadores eleitos como melhor do mundo no futsal masculino desde o ano 2000. No futsal feminino, o prêmio, que é concedido desde 2007, já teve 14 brasileiras laureadas, agora incluindo Camila Costa.
Essas conquistas reforçam a posição do Brasil como uma das maiores potências do futsal mundial, tanto no masculino quanto no feminino.