A CBF definiu na tarde desta segunda-feira (22), as datas e horários de cada confronto das oitavas de finais da Copa do Brasil 2024. O principal confronto desta fase será Palmeiras e Flamengo, que se enfrentarão duas vezes nas próximas semanas.
Na última quinta-feira (18), o sorteio definiu os confrontos e os mandos de cada equipe com alguns jogos promissores que devem atrair grande atenção dos clubes.
Confira todos os confrontos e datas:
Jogos de ida
Terça-feira – 30/07
- São Paulo x Goiás, às 20h, no Morumbis
- Botafogo x Bahia, às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos
Quarta-feira – 31/07
- Athletico-PR x Bragantino, às 19h, na Ligga Arena
- CRB-AL x Atlético-MG, às 19h, no Rei Pelé
- Flamengo x Palmeiras, às 20h, no Maracanã
- Atlético-GO x Vasco, às 21h30, no Antônio Accioly
- Corinthians x Grêmio, às 21h30, na Neo Química Arena
Quinta-feira – 01/08
- Juventude x Fluminense, às 19h, no Alfredo Jaconi
Jogos de volta
Terça-feira – 06/08
- Vasco x Atlético-GO, às 21h45, em São Januário
Quarta-feira – 07/08
- Bragantino x Athletico-PR, às 19h, no Nabi Abi Chedid
- Atlético-MG x CRB-AL, às 19h, na Arena MRV
- Bahia x Botafogo, às 19h, na Arena Fonte Nova
- Palmeiras x Flamengo, às 20h, no Allianz Parque
- Grêmio x Corinthians, às 21h30 – à definir
- Fluminense x Juventude, às 21h30, no Maracanã
Quinta-feira – 08/08
- Goiás x São Paulo, às 20h, no Estádio da Serrinha
*Horário de Brasília
Mas como cada equipe chega ao confronto?
São Paulo x Goiás
O atual campeão São Paulo, atualmente, briga pelas primeiras posições na tabela da Série A e está nas oitavas de finais da Libertadores. O time de Zubeldía está se encaixando e promete dar trabalho nesta Copa do Brasil. O Tricolor do Morumbi iniciou a competição na terceira fase contra a modesta equipe do Águia de Marabá e venceu tranquilamente os dois jogos. Já o Goiás, faz uma campanha inconsistente na Série B e atualmente está brigando pelo G-4 que dá o acesso a divisão de elite. A equipe treinada por Márcio Zanardi, também iniciou na terceira fase por ter sido campeão da Copa Verde 2023 e passou pelo Cuiabá nos pênaltis após empatar no agregado por 1 a 1. No confrontos entre as duas equipes na competição, são 6 jogos, com 3 vitórias para o Tricolor, além de 3 empates; no ultimo embate, melhor para os são paulinos, que passaram com um 4 a 2 no agregado, nas quartas de finais da Copa do Brasil de 2012.
Botafogo x Bahia
O Botafogo, atualmente, está no seu melhor momento na temporada, faz uma campanha brilhante no Campeonato Brasileiro e é o líder da Série A com três pontos de diferença pra o segundo colocado. O time vêm de uma grande invencibilidade e não perde desde o dia 22 de Junho. Na Libertadores, o clube alvinegro está nas oitavas de finais. Na Copa do Brasil, o Fogão iniciou já na terceira fase e eliminou o Vitória, vencendo na ida e na volta. A equipe de Artur Jorge é quase imbatível dentro de casa no Brasileirão. Digo quase, pois sua única derrota foi justamente para o Bahia. O time Baiano vinha fazendo um ótimo campeonato e brigando diretamente pela liderança. Porém, nos últimos jogos oscilou e acabou se afastando dos líderes mas continua brigando por uma sonhada vaga na Libertadores 2025. Na Copa do Brasil, o Tricolor Baiano deixou para trás Moto Club, Caxias do Sul e Criciúma. No confronto entre as duas equipes na competição, são 2 jogos, com 1 triunfo para o Bahia, além de um empate; no ultimo embate, melhor para os baianos, que passaram com uma 2 a 1 no agregado, nas oitavas de finais da Copa do Brasil de 1990.
Athletico-PR x Red Bull Bragantino
Talvez um dos confrontos mais equilibrados das Oitavas, duas equipes muito inconstantes na temporada e ocupam a mesma parte da tabela no Brasileirão com a mesma pontuação. O Furacão trocou sua comissão técnica há pouco tempo mas ainda não se encontrou com seu treinador novo, Martin Varini. A equipe disputa a Sul-Americana e busca uma vaga nas oitavas de finais pelos playoffs. Na Copa do Brasil, o Athletico iniciou já na terceira fase por ter ocupado a 8ª colocação no Brasileirão 2023 e eliminou o Ypiranga após vencer por 4 a 2 no agregado. O RB Bragantino está com uma situação bem parecida com a do Furacão na temporada; está na mesma parte da tabela do Brasileirão, brigando por uma vaga nas oitavas da Sul-Americana pelos playoffs e iniciou na terceira fase da Copa do Brasil e passou pelo Souza-PB com um convincente 4 a 1 no agregado. As duas equipes jamais se enfrentaram na competição.
CRB x Atlético-MG
O CRB, azarão desta fase, vêm de uma campanha mediana na Série B. A equipe se encontra no meio de tabela mas vêm de quatro vitórias consecutivas e vê em seu caminho um forte Atlético-MG que reencontrou o caminho dos resultados positivos. Na Copa do Brasil, a equipe alagoana passou por Rio Branco-AC, Athletic Club e Ceará. Já o Atlético-MG, vinha tendo grandes oscilações no Brasileirão Série A e caiu algumas posições na tabela, mas agora emendou uma sequência de três jogos sem perder. Na Libertadores a equipe mineira está nas oitavas de finais. Na Copa do Brasil, o Galo iniciou a competição na terceira fase e eliminou o Sport com 2 a 1 no agregado. Nesta competição, as duas equipes já se enfrentaram duas vezes, com duas vitórias para o Galo; no ultimo embate, melhor para os atleticanos, que passaram com um sonoro 5 a 0 no agregado, na primeira fase da Copa do Brasil de 2003.
Vasco x Atlético-GO
O Vasco, que iniciou o Brasileirão com muitos dando o time como um dos candidatos a briga pelo rebaixamento, conseguiu se recuperar ao longo do primeiro turno e já se encontra próximo a primeira parte da tabela. O cruzmaltino havia emendado uma sequência de quatro vitórias consecutivas até o revés para o Atlético-MG no último domingo. Na Copa do Brasil, o Vasco passou Marcílio Dias, Água Santa e Fortaleza. O Atlético-GO chega pra o confronto com baixas expectativas de classificação. O Dragão foi ultrapassado nesta última rodada do Brasileirão Série A e amarga a lanterna do campeonato. Na Copa do Brasil, a equipe passou por União Rondonópolis-MT, Real Brasília e Brusque. As duas equipes jamais se enfrentaram na competição.
Flamengo x Palmeiras
O confronto mais aguardado desta fase. As duas melhores equipes do Brasil nos últimos anos e postulantes ao título. Flamengo e Palmeiras protagonizam dois grandes jogos em que não há favoritismo. O Mengão, que liderava a competição há algumas rodadas, sofreu alguns tropeços, caiu duas posições e atualmente está a 5 pontos do líder, porém com um jogo a menos. Na Libertadores, o time carioca está nas oitavas de finais. Na Copa do Brasil, o atual vice-campeão, iniciou diretamente na terceira fase e eliminou o Amazonas com um 2 a 0 no agregado. Já o Palmeiras, é o vice-líder do Brasileirão e vem fazendo uma ótima temporada. Na Libertadores, a equipe de Abel Ferreira está nas oitavas. Na Copa do Brasil, o Verdão também iniciou na terceira fase e eliminou o Botafogo-SP. Na competição, são 4 jogos, com 3 vitórias pra o Flamengo e 1 vitória para o Palmeiras, porém com uma classificação pra cada lado; no ultimo embate, melhor para os palmeirense, que passaram com uma 5 a 4 no agregado, nas quartas de finais da Copa do Brasil de 1999.
Corinthians x Grêmio
Duas equipes que passam por situações parecidas no Brasileirão. O Corinthians, que estava até pouco tempo no Z-4, conseguiu respirar após duas vitórias seguidas e saiu da zona do rebaixamento. O Timão enfrenta um Grêmio que procura seguir o mesmo caminho após vencer o Vitória. O time liderado por Ramon Díaz, atualmente está nas oitavas de finais da Sul-Americana. Na Copa do Brasil, o alvinegro passou por Cianorte, São Bernardo-SP e América-RN. O Grêmio, ainda com vitória no último domingo (21), continua na zona do rebaixamento e irá enfrentar um Corinthians com esperanças renovadas após a mudança de treinador. Na Libertadores, o Tricolor Gaúcho está nas oitavas. Na Copa do Brasil, já iniciaram diretamente na terceira fase e eliminaram o Operário com um 3 a 1 no agregado. Na competição, são 12 partidas entre as equipes, com 4 vitórias para o Grêmio, 2 vitórias para o Corinthians, além de 6 empates; no ultimo embate, melhor para os gremistas, que passaram nas penalidades após um 0 a 0 no agregado, nas quartas de finais da Copa do Brasil de 2013.
Fluminense x Juventude
É até estranho dizer, mas a temporada que o Juventude faz, é melhor que a do atual campeão da Libertadores, o Fluminense. O Flu faz uma péssima campanha no Brasileirão e é o vice-lanterna. Após a chegada do ídolo Thiago Silva, o tricolor teve suas esperanças retomadas após vencer o Cuiabá no último domingo (21) e conseguir sair da lanterna. Na Libertadores, a equipe de Mano Menezes está nas oitavas. Na Copa do Brasil, o Fluminense iniciou diretamente na terceira fase e passou pelo Sampaio Corrêa após um placar agregado de 4 a 0. Atual vice-campeão Gaúcho, o Juventude ocupa o meio de tabela e não briga pelo Z-4 na Série A. O time do atual treinador Jair Ventura o objetivo de manter a campanha que fazia com o técnico Roger Machado que acabou deixando o cargo rumo ao Internacional. Na Copa do Brasil, o Juventude passou por Iguatu, Paysandu e o rival Internacional. Na competição, as duas equipes já se enfrentaram em seis oportunidades, com 3 vitórias para o Flu, 1 vitória para o Juventude, além de 1 empate; no ultimo embate, melhor para os cariocas, que passaram com um 6 a 3 no agregado, na 2ª fase da Copa do Brasil de 2004.