Na noite desta quarta-feira (22), o Santos recebeu o Palmeiras no famoso Clássico da Saudade, na Vila Belmiro. Na 3ª partida do Paulistão 2025, o Peixe havia vencido a partida de estreia contra o Mirassol e depois empatado contra a Ponte Preta, em Campinas. O Verdão seguiu o mesmo roteiro do Santos, venceu a Portuguesa na primeira partida e depois empatou com o Noroeste. Contudo, o retrospecto entre os rivais era amplamente favorável ao time de Abel Ferreira, que, mesmo com dificuldades e ganhando ritmo neste início de temporada, virou a partida contra o Alvinegro Praiano.
O Jogo
Com início marcado pela grande disputa pela posse de bola, o Santos, com a força da torcida, tomou atitude e chegou com perigo na primeira grande chance. Em contra-ataque armado por Guilherme, o camisa 10 da Vila tocou para trás e Luca Meirelles não conseguiu finalizar. Na sobra, Diego Pituca ficou com a bola e finalizou, mas parou na defesa Alviverde.
Embora o jogo estivesse bastante corrido, o ataque das equipes não conseguia aproveitar as oportunidades. Porém, em jogada individual de Soteldo, o venezuelano sofreu a falta e abriu a chance mais clara para o time da baixada na partida. Guilherme chamou a responsabilidade e, contando com o desvio de Thalys, o artilheiro do Santos no Paulistão, colocou o Peixe na frente.
Depois de um primeiro tempo abaixo do que se esperava, o Palmeiras voltou com mais gás e já começou o segundo tempo pressionando o Santos. Em arrancada pela direita, Estevão se livrou da marcação e, mesmo sem ângulo, conseguiu finalizar e acertou a trave.
O gol Palmeirense foi ficando cada vez mais próximo. Após Estevão, Thalys e Maurício levarem perigo ao Brazão, o Palmeiras conseguiu chegar ao empate em cruzamento pela esquerda. Maurício colocou a bola na cabeça de Thalys, o jovem atleta subiu sozinho e cabeceou no canto do goleiro santista, igualando o placar na Vila Belmiro.
Thalys comemorando com seus companheiros o gol marcado no clássico contra o Santos na Vila Belmiro – Foto: Palmeiras via X
As equipes tentavam buscar o gol da vitória, mas sem sucesso. E, praticamente no apagar das luzes, a chance da virada surgiu. Em escanteio cobrado pelo lado esquerdo, a defesa santista afastou e, no rebote, Richard Ríos acertou um lindo chute de primeira e fora da área. O colombiano não deu chances para Brazão, que até tentou alcançar a bola, mas não conseguiu. O Palmeiras virou e chegou a 42 jogos de invencibilidade na fase de grupos do Paulista.
Sequência
O Palmeiras voltará a campo no sábado (25), no Allianz Parque, às 20h30 (de Brasília), contra o Novorizontino em partida válida pela 4ª rodada do Campeonato Paulista.
Já o Santos viajará para enfrentar o Velo Clube, no Estádio Benito Agnelo Castellano, em Rio Claro, no próximo sábado (25), às 18h30 (de Brasília).