Corinthians e Grêmio se encontram novamente em menos de sete dias do empate em 2 a 2 na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas agora o jogo será válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (31), às 21h30, na Neo Química Arena, em São Paulo.
O duelo ganhou uma prévia recheada de polêmicas e reclamações de ambas as partes na noite da última quinta-feira (25), onde as equipes se enfrentaram em Itaquera e tiveram um jogo bastante movimentado, com pênalti polêmico para o Timão, reclamações contundentes por parte dos gremistas em relação à arbitragem e provocações entre as duas torcidas, além do fato do calendário colocar as equipes frente a frente três vezes em um espaço de três semanas seguidas.
No intervalo dos confrontos os times realizaram seus compromissos no final de semana pelo Brasileirão e chegam aos primeiros noventa minutos da decisão com histórias diferentes. O Corinthians perdeu fora de casa por 2 a 1 para o Atlético Mineiro e o Grêmio conseguiu uma vitória como mandante, por 1 a 0 contra o Vasco. Lembrando que ambos brigam na parte de baixo da tabela e esses resultados encurtaram suas distâncias em pontos.
Histórico do confronto:
A próxima partida entre as equipes além de poder dar vantagem para um dos dois times avançar as quartas de final, marcará o jogo de número 100 entre o alvinegro e o imortal. Até aqui foram 99 confrontos, com 36 vitórias gremistas, 29 empates e 34 vitórias corintianas, somados 228 gols distribuídos em 123 para o Grêmio e 105 para o Corinthians.
Na Copa do Brasil os times se enfrentaram 12 vezes, com o Imortal se sobressaindo por 4 vitórias, contra 2 do Timão e 6 empates. Da última vez que estiveram em uma fase decisiva da competição, o time do sul levou a melhor nos pênaltis por 3 a 2, naquela fatídica cavadinha de Pato, defendida pelo goleiro Dida, em outubro de 2013.
Prováveis escalações:
Corinthians – Técnico: Ramón Díaz
O time do recém-chegado técnico argentino de 64 anos, teve sua primeira derrota no último domingo para o Galo, mas em 4 jogos foram duas vitórias, um empate e uma derrota. Chega para o confronto provavelmente com a mesma escalação que vem do último jogo, mudando talvez Félix Torres por Cacá que já vinha sendo titular do alvinegro.
4-3-3: Hugo Souza; Fagner, Cacá, André Ramalho e Hugo; Raniele, Alex Santana, Ryan e Rodrigo Garro; Romero e Yuri Alberto.
Pendurados: Não há.
Desfalques: Diego Palacios (cirurgia para correção de uma lesão na cartilagem), Ruan Oliveira e Maycon (cirurgia no joelho).
Grêmio – Técnico: Renato Gaúcho
Já o Grêmio vem de três resultados positivos, venceu o Vasco na última rodada do Brasileirão e o comandante velho de casa, Renato Portaluppi deve seguir com o esquema:
5-2-3: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson, Kannemann e Reinaldo; Dodi e Villasanti; Pavón, Soteldo e Cristaldo;
Pendurados: Não há.
Desfalques: Rodrigo Caio (lesão no joelho), Gustavo Martins (lesão coxa esquerda), André Henrique (coxa esquerda) e Diego Costa (coxa esquerda).
Arbitragem:
Em relação à arbitragem do jogo tivemos uma polêmica posta em destaque nessa última semana envolvendo o árbitro escalado, Marcelo de Lima Henrique e o técnico Renato Portaluppi, onde ano passado os dois trocaram presentes celebrando o 1000° jogo apitado pelo cearense de 52 anos. O episódio foi revivido nas redes sociais e aguçou os dirigentes do Corinthians, que através do seu setor jurídico enviou um ofício à CBF contra a escolha do árbitro para o jogo.
Sem um anúncio oficial da CBF até o momento da publicação desta matéria, a equipe de arbitragem escalada segue assim:
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistente 1: Rodrigo Figueiredo Corrêa (FIFA/RJ)
Assistente 2: Nailton Junior Oliveira (FIFA/CE)
Quarto árbitro: Alisson Sidnei Furtado (GO)
VAR: Rodolpho Toski Marques (FIFA/PR)
Transmissão:
O torcedor poderá acompanhar a partida pela TV Globo, no SporTV ou também no streaming do Prime Video.