Dia da transparência: Diretoria do Corinthians fala sobre dívidas e futuro do clube em coletiva

Reunião contou com presidente Augusto Melo, o CEO Fred Luz, diretor financeiro Pedro Silveira, o secretário geral Vinicius Cascone e o responsável pelo jurídico, Leonardo Pantaleão

Thiago Lima - Redator
Foto: José Edgar de Matos

Nesta sexta-feira (13), ocorreu o 1° dia da transparência no mandato de Augusto Melo no Corinthians. O presidente havia prometido essa reunião durante o período de eleição. Na coletiva, Pedro Silveira, diretor financeiro do Corinthians, confirmou que essa reunião será semestral, já confirmando uma segundo coletiva no começo do ano que vem.

Finanças

O primeiro tópico abordado na reunião foi a dívida do clube, o valor que ninguém sabia quanto era exatamente, foi revelado, o Corinthians deve 2 bilhões e 311 milhões, esse é o total somado da dívida Neo Quimica Arena e dívidas onerosas e tributárias.

Logo após, foi mostrado os valores que entraram e saíram nessa janela de transferências de julho, tendo entrado 80 milhões com saídas de jogadores e sendo gasto 61 milhões com os reforços (incluindo Memphis), sendo assim um superávit de 19 milhões de receita.

As receitas e despesas também foram comentadas por Pedro Silveira, comparando os valores do ano passado, o valor que era esperado e o que realmente entrou. Com essa análise, o Corinthians arrecada mais do que arrecadou ano passado, porém não arrecadou o que estava orçado, a mesma coisa ocorre nas despesas, que aumentaram no mandato de Augusto Melo.

Jurídico

Leonardo Pantaleão, advogado do Corinthians, mostrou alguns valores de processos que o Corinthians “economizou” e não precisou pagar, 471 milhões foi a quantia que o Corinthians economizou com acordos.

Futuro do Corinthians

O que a diretoria planeja para o clube também foi falado na reunião, a primeira mudança anunciada foi que a LFU, Liga Forte União, detendores dos direitos de transmissão do Corinthians nos próximos 5 anos, assinou o primeiro contrato para ano que vem, os valores e o cliente não foi revelado, mas Pedro Silveira garantiu que foi um acordo vantajoso para o Alvinegro.

Já Fred Luz, CEO do clube, diz que o Corinthians criará uma rotina de reuniões para organizar melhor as demandas de cada área, com isso também será feito comitês para auxiliar as áreas. Além disso, outro objetivo do Corinthians é voltar a ter credibilidade no mercado e aproveitar o potencial de aumento de receitas para arrecadar mais que os outros times.

Por fim, Neo Química Arena hoje é responsável por 833 milhões das dívidas, pensando nisso, Pedro Silveira trouxe de volta um projeto que iniciou ainda no mandato de Duilio Monteiro, nesse projeto teria emissão de cotas para torcedores e investidores corintianos, os cotistas teriam acessos a experiências exclusivas. O diretor financeiro também se mostrou a favor da iniciativa dos gaviões de ajudar a quitar a dívida da arena através de PIX feito por torcedores.

Memphis Depay

Abrindo a coletiva para perguntas, um dos assuntos mais comentados foi a nova contratação do Corinthians Memphis Depay, questionado se o patrocinador seria responsável pelo salário do atleta, Augusto Melo afirmou que conta com o Esportes da Sorte para ajudar a pagar o jogador, Fred Luz afirmou que caso o patrocinador der para trás, o clube conseguirá outro patrocinador para bancar o holandês. Ainda falando do jogador, respondendo outra pergunta, Pedro Silveira confirmou que tem uma cláusula no contrato que permite a rescisão do contrato sem custos para nenhum dos dois lados caso o Corinthians caia de divisão, essa cláusula foi proposta pelo Corinthians.

Finalizando a coletiva Augusto Melo pediu calma e paciência para o torcedor e disse que “se todos dermos as mãos, ninguém segura o Corinthians” pedindo para que o torcedor apoie.

Compartilhe
Sair da versão mobile