Imagem do anúncio

“Não sou acostumado a tomar decisões no calor do momento, quero pensar” diz técnico do Chile após goleada

Ricardo Gareca desabafa em coletiva após a quarta derrota seguida e recheada de gols

Thaina Araujo
Foto: Luis ACOSTA / AFP

Na última terça-feira, a Seleção do Chile visitou a Colômbia em duelo válido pela 10ª rodada das Eliminatórias da América do Sul para Copa do Mundo 2026. O jogo foi completamente dominado pela equipe colombiana do apito inicial ao final, terminando com o placar amplo de 4 a 0.

Chile, lanterna absoluto nas Eliminatórias, acumula apenas 5 pontos em dez jogos, sendo o confronto contra a Colômbia passível de questionamentos sobre a permanência do técnico Ricardo Gareca, que vem sendo bastante criticado pela população chilena pelo baixo desempenho com a seleção.

Na coletiva de imprensa pós-jogo, Gareca foi questionado sobre seu cargo e se mesmo após a derrota, irá seguir tão forte como antes no comando da equipe. Sem respostas sólidas, desabafa o técnico:

“No calor do momento é muito difícil dar uma resposta… eles nos superaram em todos os setores do campo e não há nada a falar nesse aspecto. Não consigo dar uma resposta sobre a evidente superioridade da Colômbia sobre nós. Oque eu não pensava era na dificuldade em substituir jogadores e na dificuldade em sustentar o jogo, isso (o jogo) terminou com um resultado que dói na gente todavia porque somos (comando técnico) protagonistas […]” 

O técnico também foi questionado sobre sua permanência no cargo e a insatisfação da torcida chilena. Gareca seguiu sem grandes respostas, afirmando que não é algo a depender somente dele e uma decisão que precisa ser pensada com calma:

Da mesma maneira que vocês sentem um monte de sensações, eu também sinto, mas não estou acostumado a tomar decisões no calor do momento. Quero pensar, esfriar minha cabeça… é um processo difícil e complicado, mas para eu tomar uma decisão preciso me tranquilizar e estar com meu corpo técnico, dirigentes e de tempo. Não estou em condições de falar sobre abandonar o cargo neste momento” – completou o treinador.

Gareca comenta sobre o desempenho dos jogadores e assume maior parte da responsabilidade da má atuação da equipe, não culpando os jogadores individualmente mas sim, ele mesmo. O treinador completa dizendo não se prender a números, visto que cerca de 80% da população chilena deseja sua expulsão, e apesar disso, ele ainda acredita que pode reverter essa situação, se apegado a porcentagem daqueles que querem sua permanência, mas logicamente qualquer decisão dentro do respeito e que tenha estritamente a ver com futebol será aceito pelo técnico.

Ainda sobre o jogo, Gareca ressaltou a diferença entre a partida contra o Brasil com uma atuação diferente da Colômbia e que apesar da derrota em ambas as partidas, tiveram pesos distintos, e novamente traz a responsabilidade para si mesmo, colocando na balança também, outros fatores que dificultaram o Chile como lesões e suspensões. 

O próximo compromisso da Seleção do Chile será contra o único adversário que venceu nessas Eliminatórias: Peru. O jogo será dia 15/11 no Estádio Nacional de Lima em disputa da 11ª rodada das eliminatórias da Copa do Mundo 2026.

Compartilhe
Sair da versão mobile