É Penta! Com uma grande atuação na Arena MRV, neste domingo (10), o Flamengo confirmou sua superioridade e conquistou o título da Copa do Brasil. A equipe carioca, que já havia vencido o Atlético-MG por dois gols de diferença no jogo de ida, voltou a se impor na grande decisão. O rubro-negro não deu chances ao Galo, que precisava reverter o placar, e coroou sua atuação com mais uma vitória para garantir o pentacampeonato. Em entrevista pós-jogo, Gabigol confirmou que seria sua última final pelo Flamengo e não ficará na equipe carioca na próxima temporada.
O resumo da decisão
No primeiro tempo, o Flamengo criou boas chances, com Gerson recebendo passe de Arrascaeta aos 2 minutos e chutando para defesa de Everson. Aos 13, Hulk cobrou falta forte e Rossi defendeu em dois tempos. Aos 18, Hulk finalizou de primeira, mas Rossi espalmou. Aos 24, Wesley cruzou para Arrascaeta, que cabeceou por cima. Aos 35, Paulinho aproveitou erro de passe da zaga do Flamengo e finalizou para boa defesa de Rossi. Aos 37 minutos, um lance polêmico: Arrascaeta recebeu bola em profundidade e foi derrubado por Lyanco, último homem da defesa. Os jogadores do Flamengo pediram cartão vermelho, mas o árbitro Raphael Claus aplicou apenas o amarelo. O Galo dominou boa parte do tempo, mantendo o time no campo de ataque, enquanto o Flamengo também chegou bem com contra-ataques, mas pecou nos últimos passes e finalizações.
No segundo tempo, o técnico Filipe Luís optou por colocar Bruno Henrique no lugar de Gabigol, visando aproveitar a velocidade nos contra-ataques. Logo aos 6 minutos, Bruno Henrique recebeu um lançamento em profundidade do goleiro Rossi, venceu o zagueiro do Atlético na corrida e chutou para defesa de Everson. O Atlético, que precisava de dois gols para levar a decisão para os pênaltis, não conseguia transformar seus ataques em chances claras. Aos 17 minutos, Bruno Henrique ganhou de Alan Franco, saiu na cara de Everson e tentou um toque por cobertura, mas o goleiro fez ótima defesa. Aos 20 minutos, Wesley avançou em velocidade e tocou para Bruno Henrique, mas Battaglia interceptou. A bola sobrou para Michael, que tentou driblar Everson, mas o goleiro defendeu nos pés do atacante. Aos 34 minutos, Bruno Henrique tocou para Gonzalo Plata, que serviu Alex Sandro dentro da área, mas o lateral chutou em cima de Everson.
O Galo, precisando de gols, só teve uma chance clara aos 37 minutos, quando Kardec furou na pequena área após bola sobrada, e a defesa do Flamengo afastou. No contra-ataque, Bruno Henrique lançou para Gonzalo Plata, que driblou o zagueiro e encobriu Everson para abrir o placar, praticamente selando o título em 1 a 0. Logo após o gol, houve confusão fora de campo, com torcedores do Atlético arremessando objetos e até uma bomba em direção a Plata durante a comemoração. Aos 46 minutos, Bruno Henrique avançou em um contra-ataque de dois contra um, tocou para Wesley, que finalizou para mais uma defesa de Everson.
O Flamengo foi amplamente superior no segundo tempo. Aos 51 minutos, em mais um contra-ataque, Bruno Henrique foi parado por Saravia, que recebeu cartão vermelho por matar uma chance clara de gol. David Luiz cobrou a falta para nova defesa de Everson. O Galo nada pôde fazer: o Mengão é Pentacampeão da Copa do Brasil.
Atlético-MG e Flamengo se enfrentarão novamente na próxima quarta-feira (13), às 20h, desta vez pelo Brasileirão.
Ficha técnica:
Atlético-MG 0×1 Flamengo
Copa do Brasil – Final (jogo de volta)
- Data e horário: 10/11/2024 às 16h (Horário de Brasília)
- Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
- Gols: Gonzalo Plata, 38’/2°T (0-1) (FLA)
- Cartões amarelos: Lyanco (ATL); Pulgar e Evertton (FLA)
- Cartões vermelhos: Saravia (ATL)