Na noite desta quinta-feira (06), Palmeiras e Corinthians protagonizaram o primeiro Dérbi no ano, o jogo teve um atraso de 30 minutos por conta da chuva forte na região do estádio Allianz Parque, palco do confronto.
Para o Verdão o jogo ficou marcado pela volta de Piquerez, apesar de ter jogado alguns minutos contra o Guarani, foi o primeiro jogo como titular do uruguaio que teve uma lesão no menisco do joelho esquerdo, desfalcando a equipe em grande parte do segundo semestre de 2024.
Para o Timão, a vitória no clássico simbolizava fazer a manutenção da bela campanha no Campeonato Paulista, além de quebrar um tabu de 6 anos sem vencer o Palmeiras na casa do rival, sendo o último triunfo em 2019 por 1 a 0.
Palmeiras dominante, mas banho de água fria na reta final da primeira etapa
Nos primeiros minutos do confronto, o Verdão manteve a posse de bola no campo de ataque, trocando passes na intermediaria, chegou ao gol aos 8 minutos do primeiro tempo, Piquerez recebeu a bola no campo de defesa e fez um belo lançamento para Mauricio, que se infiltrou entre André Ramalho e Cacá, e finalizou de primeira, Hugo quase toca na bola, que para no fundo das redes.
No lance seguinte, o Corinthians tentou responder com cruzamento para Yuri Alberto, o centroavante teve seu chute travado, na cobrança de escanteio, Memphis cruzou na entrada da área, a defesa afastou e iniciou-se um contra-ataque que parou em André Ramalho fazendo um desarme crucial em Estevão.
Mesmo a frente do placar, o Palmeiras permaneceu no campo de ataque com a posse de bola, aos 16 minutos Mayke cruzou, bola passou por Veiga e chegou em Richard Rios, o colombiano não concluiu a jogada e a zaga alvinegra afastou, a bola sobrou no Piquerez e o lateral arriscou o chute, a bola passou rende a trave.
Corinthians teve sua primeira grande chance aos 21, Memphis recebeu com liberdade na entrada da área e ativou Yuri Alberto, o 9 do Corinthians com liberdade chutou de primeira com a canhota, a bola foi rasteira e Weverton defendeu, jogando a bola para escanteio. Palmeiras respondeu com Estevão, o ponta recebeu passe de Murilo, tirou Hugo da jogada e finalizou com a direita, Hugo Souza defendeu, na sobra do lance Veiga cruzou para Murilo, o defensor cabeceou sem direção, sem perigos para o arqueiro do Corinthians.
Richard Rios quase marca de falta, a infração sofrida por Facundo Torres, muito perto da grande área, na cobrança o colombiano deu uma pancada de perna direita, a bola passou no meio da barreira, e foi quicando em direção do gol, porém Hugo Souza fez a defesa, evitando o segundo gol do Palestra. Pouco tempo depois, em cobrança de escanteio cobrado na área, a bola vai no pé de André Ramalho que finaliza, Weverton faz defesa difícil e evita empate do Corinthians no momento que Palmeiras estava melhor no jogo.
No final, em saída de bola errada, Memphis Depay rouba a bola de Richard Rios, lança Yuri Alberto, que dessa vez finalizou no canto do goleiro do Palmeiras, empatando o jogo. Com o gol as duas equipes desceram para o vestiário com o empate no placar.
Hugo Souza salvador
Na segunda etapa o Corinthians veio com um terceiro zagueiro, João Pedro Tchoca entrou no lugar de Alex Santana, para fazer a linha de 3 e ajustar a marcação que vinha sendo feita por Raniele. A primeira finalização no retorno foi da equipe alviverde com Raphael Veiga, o meio-campista recebeu no campo de ataque e arriscou o chute, a bola foi perto do gol.
O ritmo dos primeiros momento da última etapa foi o mesmo do primeiro tempo, Palmeiras mantendo a posse de bola no campo de ataque e o Corinthians tentando aproveitar as oportunidades no contra-ataque. Aos 13 minutos, Veiga arriscou novamente de fora da área, o camisa 23 estava com muito espaço durante o jogo, dessa vez Hugo defendeu a meta.
O jogo ficou complicado para o Corinthians após Yuri Alberto ser expulso, aos 16 minutos o jogador tomou o segundo amarelo por simulação, o primeiro foi por chutar a bandeirinha do Palmeiras após o gol. Para suprir a expulsão, Ramon colocou Talles Magno no lugar de Igor Coronado e Ryan no lugar de André Carrillo.
Mesmo com uma vantagem númerica em campo, o Palmeiras não conseguia criar jogadas claras de gol, aos 30 do segundo tempo, Mayke cabeceou na trave, depois de um bom tempo sem perigos ao gol de Hugo Souza. Abel Ferreira colocou Luighi, Thalys, Figueiredo e Marcos Rocha com a intenção de por o time mais ofensivo, tirando Naves e abrindo a mão dos 3 zagueiros.
Aos 45 minutos, Estevão limpou três defensores na área e foi derrubado por Ryan, Claus assinalou a marca da cal. O mesmo foi para a cobrança, e Hugo Souza defendeu a cobrança que foi no canto direito a meia altura, e garantiu o empate para o Alvinegro.
Sequência
Com o placar, o Palmeiras volta a segunda colocação no Grupo D com 12 pontos, atrás do São Bernardo com 16 pontos. Na próxima rodada, o Alviverde enfrenta o Água Santa no Mané Garrinha, em Brasília, às 18h30. Já o Alvinegro permanece na liderança do Grupo A com 19 pontos, e recebe o São Bernardo na Neo Quimica Arena no próximo domingo, às 20h30.