Palmeiras e Corinthians se enfrentam pela primeira vez nesta temporada em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Paulista, na noite desta quinta-feira (06). O primeiro Derby do ano será no Allianz Parque, zona oeste de São Paulo, com início às 20h (de Brasília).
O confronto centenário será o primeiro entre as equipes neste ano, e os rivais chegam em momentos um pouco distintos no início deste Paulistão, com Palmeiras chegando ao duelo para buscar a liderança do Grupo D da competição, já o Corinthians possui a melhor campanha até o momento e vai em busca de quebrar um tabu de seis anos sem ganhar na casa do adversário, e de quebra, visa uma classificação antecipada à próxima fase do Paulista.
Como vem o Palmeiras?
O Verdão vem de uma goleada fora de casa contra o Guarani na última rodada, um 4 a 1 no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, servindo para retomar a confiança do elenco que não ganhava há dois jogos, onde perdeu para o Novorizontino por 2 a 1 e empatou em 0 a 0 com o Bragantino, ambas partidas em casa, no Allianz.
O técnico português Abel Ferreira não poupou força máxima no último domingo (02), contra o Guarani, aproveitando a partida para entrosar ainda mais o time para o duelo contra o rival.
Para o Derby, o alviverde pode contar com força máxima para ir em busca dos 3 pontos e se manter próximo do São Bernardo na tabela, que é o líder do Grupo D do Paulistão com 15 pontos. O Palmeiras fez 10 pontos em 6 jogos até aqui com 3 vitórias, 2 empates e uma derrota, se mantendo como vice-líder do grupo que ainda conta com a Ponte Preta, que possui 9 pontos e o lanterna Velo Clube, com apenas 5.
- Provável escalação: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Vanderlan; Aníbal Moreno, Richard Ríos, Maurício e Raphael Veiga; Estêvão e Flaco Lópes. Técnico: Abel Ferreira.
Como vem o Corinthians?
Já o Timão vem de um momento melhor que o adversário, possui uma sequência de três jogos com vitórias, é líder do Grupo A e da tabela geral do torneio, com 18 pontos em 7 jogos, sendo um jogo antecipado da 11ª rodada, contra o Novorizontino, onde o Corinthians venceu por 1 a 0 fora de casa. São 6 vitórias e apenas uma derrota nesse início de temporada, que até o momento vem sendo o mais proveitoso dentre todos os times de Série A , com 85,71% de aproveitamento.
A missão do técnico Ramón Díaz segue sendo mesclar seu elenco para que nenhum atleta se desgaste nesse começo de ano, que para o alvinegro já foi de de sete partidas em apenas 16 dias, e ainda se prepara para a maratona de mais nove jogos em 26 dias do mês de Fevereiro.
Com a rodagem no time titular, o Corinthians, que poupou seus principais jogadores na vitória da última rodada na segunda-feira (03), deve contar com sua força máxima para o clássico, além do provável reforço do meia Rodrigo Garro, já recuperado da lesão.
- Provável escalação: Hugo Souza; Matheuzinho (Léo Maná), André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; José Martinez, Alex Santana e Carrillo; Igor Coronado (Garro), Memphis Depay e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz
Confrontos das equipes
O Derby paulista chega ao seu jogo de número 381, em duelos que levam uma leve vantagem para o Palmeiras, que tem 135 vitórias contra 130 do rival Corinthians, além dos 115 empates entre as equipes. São 1.040 gols no confronto, um dos clássicos brasileiros com maior número de gols marcados, sendo 544 anotados pela equipe palestrina e 496 feitos pelo time do Parque São Jorge.
No retrospecto recente tivemos a partida válida pelo segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2024, com a vitória de 2 a 0 do Corinthians na Neo Química Arena, partida decisiva na retomada da equipe corintiana para fugir do rebaixamento e buscar vaga na pré-Libertadores. Mas no Allianz Parque a situação é diferente, existindo um tabu de 6 anos sem uma vitória alvinegra no território dos verdes.
Mesmo com o Tabu, os confrontos no Allianz são equilibrados, em 13 partidas foram 6 vitórias do Palmeiras contra 4 do Corinthians e 3 empates. Dos últimos 5 duelos entre os times, são 2 vitórias palmeirenses, 2 empates e apenas uma vitória do Timão.
Ficha técnica
Data: 06/02/2025.
Horário: 20h00 (de Brasília).
Local: Allianz Parque – São Paulo-SP.
Arbitragem
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro
Quarto árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
VAR: Daiane Muniz
Transmissão
Canal fechado: TNT
Streaming: Max.