Nesta quarta-feira (22), Santos e Palmeiras se enfrentam no primeiro Clássico da Saudade de 2025. O confronto será realizado na Vila Belmiro, às 21h35 (de Brasília), em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Protagonistas da grande final no ano passado, quando o Verdão conseguiu seu terceiro título seguido, o Peixe e o Alviverde reeditam o confronto em busca dos 3 pontos.
Santos e Palmeiras fazem campanhas parecidas até o momento. Nas duas rodadas disputadas, cada time conseguiu uma vitória e um empate. Com esses resultados, o Alvinegro tem 4 pontos e é o vice-líder do grupo B, enquanto o Alviverde tem os mesmos 4 pontos e é o segundo colocado na no grupo D.
Leia também: https://i24.com.br/esportes/estaduais/campeonato-paulista/em-jogo-equilibrado-ponte-preta-empata-com-o-santos/
Como vem o Santos?
O Peixe espera contar com o apoio de sua torcida para superar os rivais. E a torcida santista está animada, após as notícias da chance do Alvinegro Praiano contar com o retorno de Neymar. O Santos chegou a um acordo verbal com o atacante para que atue no Peixe emprestado ou de maneira definitiva. O que de qualquer forma necessita de um acordo com o Al-Hilal, atual time do brasileiro. Embora seja considerada uma negociação bastante complexa, o clima de otimismo na Vila Belmiro é grande pelo acerto com o jogador. Enquanto o ídolo não volta, Pedro Caixinha ainda busca a escalação ideal. O treinador espera contar com o retorno de Yeferson Soteldo, que não foi relacionado para o jogo contra a Ponte Preta devido a uma entorse no tornozelo. Quem pode aparecer entre os relacionados para a partida é Tiquinho Soares, uma das contratações do Peixe para a temporada 2025. O centroavante já treina no CT Rei Pelé.
O atacante Willian Bigode, com uma lesão na coxa direita, e o lateral direito Aderlan, se recuperando de contusão no joelho esquerdo, estão na lista de desfalques. O zagueiro Gil ainda não foi relacionado pelo treinador português e, portanto, vive a expectativa de atuar pela primeira vez na temporada.
- Provável escalação: Gabriel Brazão; JP Chermont, João Basso (Zé Ivaldo), Luan Peres e Escobar; Diego Pituca, Tomás Rincón e Thaciano; Guilherme, Soteldo e Wendel Silva (Tiquinho Soares) – Técnico: Pedro Caixinha
Como vem o Palmeiras?
O Palmeiras por sua vez, avalia ir com força máxima para o clássico. O técnico Abel Ferreira vem trabalhando com duas equipes mistas para este inicio de temporada por conta dos diferentes níveis de adaptação e recuperação muscular. Após vencer bem a Portuguesa no Allianz Parque por 2 a 0 com dois gols de Maurício, foi a Bauru e voltou com apenas 1 ponto após empate amargo com o Noroeste. Para o clássico, Abel Ferreira quer ir a campo com uma mescla mais próxima da equipe considerada ideal.
Felipe Anderson foi preservado da última partida por dores na coxa esquerda, e deve voltar a ser relacionado, mas dificilmente reencontrará o time que o revelou. O lateral esquerdo Piquerez está na reta final da sua recuperação de uma cirurgia no joelho, que o tirou dos gramados por mais de 6 meses; já voltou a treinar com os demais companheiros, mas ainda não deve ficar à disposição. Já Bruno Rodrigues e o reforço Paulinho seguem em tratamento e são desfalques confirmados.
- Provável escalação: Weverton, Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Caio Paulista; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga; Estevão, Facundo Torres (Maurício) e Flaco López (Thalys). – Técnico: Abel Ferreira
Confrontos das equipes
As equipes já se enfrentaram 352 vezes, com 152 vitórias do lado do Palmeiras e 108 vitórias do lado do Santos, além de 92 empates. Os clubes protagonizam o Clássico da Saudade, onde já tiveram 487 gols para o lado do Peixe e 588 gols para o Verdão.
Ficha técnica
SANTOS X PALMEIRAS
3ª RODADA – CAMPEONATO PAULISTA
Data: 22 de janeiro de 2025 (Quarta-feira)
Horário: 21h35 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro – Santos, SP
Arbitragem: Matheus Delgado Candançan – árbitro responsável; Evandro de Melo Lima – árbitro assistente 1; Rafael Tadeu Alves de Souza – árbitro assistente 2; Marcio Henrique de Gois – VAR;
Transmissão aberta: Record
Streaming: Cazé TV; Nosso Futebol; UOL Play; Zapping TV (Paulistão+)