Pensando no início do Campeonato Paranaense e na contenção do Covid-19, a Federação Paranaense de Futebol (FPF), divulgou os protocolos para as medidas de saúde durante a competição deste ano. Em suma, as medidas sanitárias já devem entrar em vigor à partir da primeira rodada.
Todavia, os 12 clubes que participam do estadual (Coritiba, Paraná Clube, Operário, Londrina, Athletico Paranaense, União, FC Cascavel, Rio Branco, Azuriz, Cianorte, Maringá e Independente), estão cientes do que consta no documento, bem como, devem auxiliar e cumprir todas as regras necessárias para evitar a disseminação do vírus dentro dos estádios e nas próprias instituições.
No entanto, cada time deve possuir no máximo 35 pessoas em suas delegações, neste número já se inclui também profissionais da comissão técnica. Além disso, outras solicitações são sugeridas pela FPF, como deslocamento de VANS para os jogos. O uso de máscaras é obrigatório durante todo o trajeto que a equipe fizer, e também é necessário que haja ventilação, ou seja, os veículos devem manter as janelas abertas durante o translado e precisam ser desinfetados em cada utilização.
Todavia, os profissionais e atletas precisam ter a carteirinha de vacinação completas, constando a vacinação das três doses aplicadas. Em caso de não haver, os exames de RT-PCR negativados que são diariamente realizados, devem ser enviados à Federação no máximo 24 horas antes do jogo que será realizado. Por sua vez, as equipes atingidas pelo Covid-19, precisam ter até sete atletas disponíveis, pois os jogos não serão adiados. Além disso, se a cidade onde o jogo for acontecer houver intervenção da prefeitura, para interromper o evento, a partida precisará ser levada para outro local.
Por último, quanto ao público, a princípio será liberado contanto que as medidas de prevenção sejam aplicadas. Somente Curitiba definiu limitação de 70% da capacidade do estádio. Em princípio essa decisão é válida até a sexta-feira (20), mas pode sofrer alteração.
Para conferir o documento oficial emitido pela Federação, clique aqui.