A Fórmula E dará início à sua 11ª temporada no Brasil, com o eP de São Paulo marcado para o dia 7 de dezembro de 2024. Será a primeira vez que a competição abrirá o calendário no Sambódromo do Anhembi, um local que já foi palco de disputas anteriores. O cofundador da Fórmula E, Alberto Longo, destaca a importância de começar a temporada em um país onde o automobilismo é altamente valorizado, afirmando que a escolha do Brasil será um sucesso, tanto em termos de público quanto de atmosfera.
A etapa de São Paulo fez sua estreia no calendário da Fórmula E em 2023, com Mitch Evans vencendo a corrida inaugural. Em 2024, o britânico Sam Bird garantiu a vitória na emocionante prova disputada no circuito de rua do Anhembi. A expectativa para 2025 é ainda maior, com a presença de grandes nomes da categoria e o novo monoposto sendo uma das principais atrações.
Em entrevista concedida ao Portal i24, o piloto Lucas Di Grassi falou sobre o crescimento do público:
Obviamente, quando você faz um evento pela primeira vez, tem muita gente que não conhece, tem muita gente que nunca ouviu falar de Fórmula E, e aos poucos você vai ganhando conhecimento. O pessoal vai conhecendo a categoria, gosta, fala pro amigo que é legal, e o evento tende a crescer cada vez mais. A Fórmula E tem muito espaço pra crescer ainda, e a gente pode fazer um caminho bem longo para a categoria. – disse o piloto brasileiro.
Di Grassi também comentou sobre a chegada de grandes montadoras à categoria, como McLaren, Nissan, Porsche, e deu um spoiler sobre o que os fãs podem esperar para este ano:
Em relação às montadoras, são essas mesmo. Tem também a Yamaha Lola, que é minha equipe, mas o que eu acho que o pessoal vai gostar muito nesse ano, nesse evento, é que o carro fica 4×4. Então o carro acelera de 0 a 100 em 1,8 segundos. Ficou muito mais rápido, inclusive, mais rápido que a Fórmula 1.
Apesar do sucesso da etapa paulista, Alberto Longo foi cauteloso ao falar sobre a possibilidade de tornar São Paulo a sede permanente da abertura da temporada.
Ainda estamos avaliando. Existem muitos fatores que influenciam o calendário, e precisamos ser estratégicos para minimizar a emissão de CO2 e otimizar a logística – explicou o dirigente.
O eP de São Paulo promete atrair grande público e consolidar o Brasil como um dos principais palcos da Fórmula E no mundo. Além disso, Lucas Di Grassi estará em busca de recuperação após uma temporada 2023/24 difícil. Com a estreia do trem de força Lola-Yamaha pela ABT Cupra, o piloto se mostra confiante em melhorar seu desempenho e fazer frente aos rivais.
A temporada 2024/25 terá início oficialmente no Brasil, mas os testes coletivos de pré-temporada ocorrerão entre os dias 4 e 7 de novembro, em Valência, na Espanha.