A seleção francesa de vôlei masculino sagrou-se campeã olímpica pela segunda vez em sua história ao derrotar a seleção polonesa por 3 a 0, neste sábado (10), em Paris, na Arena Paris-Sul (parciais de 25-19, 25-20 e 25-23).
Contando com o fator casa e uma atuação espetacular do levantador Antoine Brizard, a França atropelou os poloneses, garantindo uma vitória soberana. Brizard teve grande participação e destaque no confronto, pontuando em bloqueios e viradas de segunda, além de realizar passes perfeitos para que N’Gapeth brilhasse na entrada das redes.
Do lado polonês, os destaques da equipe, León e Kurek, não conseguiram apresentar uma performance individual de destaque, facilitando ainda mais a vitória do time francês, que se destacou pelo ataque, enquanto o time adversário sucumbiu ao forte bloqueio francês.
A França fez um primeiro set quase perfeito, virando 14 das 16 bolas. No final, para consagrar a vitória do set, Patry colocou a bola no chão e inaugurou o marcador dos sets, com 25-19 a favor da França.
Na segunda parcial, houve um pouco mais de equilíbrio entre as equipes. No entanto, a Polônia não conseguiu reagir adequadamente. Kurek teve uma chance de pressionar os franceses e empatar o duelo em 20 a 20, mas atacou para fora. Clevenot aproveitou o vacilo do polonês e fez os últimos quatro pontos do set, vencendo a parcial por 25 a 20. Com isso, a França tinha uma vantagem de 2 a 0, e a seleção polonesa, que se via em dificuldades, precisava reagir.
No terceiro set, a princípio, a Polônia parecia incapaz de reagir ao ataque adversário. As viradas da França entravam, N’Gapeth seguiu brilhando e o placar próximo ao final do set estava 24 a 19. A França precisava de apenas um ponto para se sagrar campeã. No entanto, a Polônia reagiu e engatou quatro pontos seguidos, deixando Paris em êxtase e os franceses apreensivos. Mas, ao tentar empatar o jogo, o ponteiro polonês forçou um saque e jogou para fora, permitindo que a França se sagrasse campeã do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos de Paris, vencendo o terceiro e último set por 25 a 23.
Com o resultado, a França conquista seu segundo ouro olímpico consecutivo, um feito histórico que a coloca em uma lista seleta das Olimpíadas. O feito de conquistar dois títulos consecutivos havia sido alcançado apenas por dois outros países na história da disputa masculina: os EUA (Los Angeles 1984 e Seul 1988) e a União Soviética (Tóquio 1964 e Cidade do México 1968).
Os campeões da França:
- Quentin Jouffroy
- Kévin Tillie
- Jean Patry
- Earvin N’Gapeth
- Jenia Grebennikov
- Théo Faure
- Barthélémy Chinenyeze
- Benjamin Toniutti
- Antoine Brizard
- Yacine Louati
- Trévor Clévenot
- Nicolas Le Goff