Na próxima sexta-feira (06), França e Itália entram em campo pela Nations League, em suas estreias na competição. O jogo será transmitido pela ESPN e Disney+, às 15h45 (horário de Brasília).
França
A França, campeã da Nations League em 2021, busca retomar o protagonismo, após uma campanha mediana na última edição, onde terminou em 3º lugar no grupo, com apenas 5 pontos, escapando do rebaixamento nas rodadas finais. Além disso, os franceses foram eliminados nas semifinais da Euro 2024 pela campeã Espanha, em uma amarga derrota. Agora, sob o comando de Didier Deschamps, a seleção francesa estreia diante de sua torcida no Parc des Princes, com Kylian Mbappé retornando ao estádio após sua polêmica saída do PSG, mas com expectativa de ser ovacionado e destaque da partida.
Desfalques importantes incluem Camavinga e Tchouaméni, ambos lesionados, e Adrien Rabiot, que está sem clube desde sua saída da Juventus. Com isso, a França deve entrar em campo com: Maignan; Koundé, Upamecano, Saliba e Theo Hernandez; Kanté, Fofana e Zaire-Emery; Mbappé, Griezmann e Kolo Muani.
Itália
A Itália, após a glória da Euro 2021, vive uma fase de declínio, que culminou na ausência na Copa do Mundo 2022 e uma campanha fraca na última Euro. Mesmo com a troca no comando técnico, com a saída de Roberto Mancini e a entrada de Luciano Spalletti, a seleção ainda busca encontrar seu melhor futebol.
Entre as novidades, estão os retornos de Sandro Tonali e Nicolò Fagioli, que estavam afastados por envolvimento em esquemas de apostas, e devem ser peças-chave na competição. No ataque, a ausência de Ciro Immobile, que não foi convocado, e de Gianluca Scamacca, lesionado, deixa a responsabilidade para Raspadori, Moise Kean e Retegui.
A provável escalação da Itália é: Donnarumma; Di Lorenzo, Gianluca Mancini, Bastoni e Darmian; Fagioli, Cristante, Barella e Pellegrini; Retegui e Raspadori.
Retrospecto
O confronto entre França e Itália tem um peso histórico, com os dois países decidindo até uma Copa do Mundo. Em 38 jogos disputados, a Itália leva vantagem com 18 vitórias, enquanto a França venceu 10 vezes, e 10 partidas terminaram empatadas.
Quando os duelos acontecem em solo francês, o equilíbrio é maior: 4 vitórias para cada lado e 6 empates. O último encontro entre as seleções foi um amistoso em 2018, no qual a França venceu por 3 a 0, com gols de Umtiti, Griezmann e Dembélé.