O Grêmio derrotou o Juventude por 2 a 1 na primeira semifinal do Campeonato Gaúcho, conquistando uma vantagem importante para o jogo de volta. No primeiro tempo, Braithwaite abriu o placar para o Tricolor, mas Batalla empatou para o Juventude. Na etapa final, Olivera recolocou o Grêmio à frente. A equipe reclamou de um pênalti não marcado em Monsalve ainda no primeiro tempo, antes do gol de empate, e também teve um gol anulado na segunda etapa. Com a vitória, o Grêmio pode até empatar no jogo de volta para garantir vaga na final.
Primeiro Tempo
O primeiro tempo foi movimentado e com polêmica. O Grêmio teve as melhores ações e chegou com perigo logo aos 4 minutos, quando João Pedro arriscou um chute, defendido com firmeza por Gustavo. A primeira grande oportunidade e gol do Tricolor veio aos 13 minutos: João Pedro recebeu de Cristaldo, driblou o marcador e cruzou para Braithwaite, que finalizou forte para abrir o placar.
Aos 28 minutos, uma situação polêmica agitou a partida. Monsalve foi à frente de Abner e caiu na área, mas o árbitro não marcou pênalti, gerando muitas reclamações dos jogadores gremistas. O jogo seguiu e, pouco depois, o Juventude empatou. Aos 32 minutos, Jean Carlos recebeu na área e passou para Batalla, que finalizou. A bola desviou no caminho e foi para o fundo das redes, igualando o marcador.

Segundo Tempo
Após o empate do Juventude na etapa inicial, o Grêmio se reequilibrou e voltou melhor para o segundo tempo. O Tricolor retomou o controle da partida e logo aos 6 minutos fez o segundo gol. Em uma bela troca de passes, Monsalve lançou Amuzu pela esquerda. O belga, que havia substituído Cristaldo, cruzou para Olivera, que completou para as redes.
O Grêmio seguiu pressionando e teve novas oportunidades, com Villasanti cabeceando para fora e Braithwaite batendo uma falta perigosa. O terceiro gol até saiu com Edenilson, mas foi anulado por uma falta cometida por Camilo na origem da jogada. Nos minutos finais, Braithwaite ainda acertou a trave, mas o placar permaneceu 2 a 1 para o Tricolor.
Como fica?
Com a vitória, o Grêmio precisa de qualquer empate no jogo de volta para garantir vaga na final do Gauchão e continuar na busca pelo octacampeonato. Já o Juventude, para avançar, precisa vencer por dois gols de diferença. Se vencer por um gol, de qualquer placar, a decisão será levada para os pênaltis. Não há critério de gol fora de casa.
Calendário
Grêmio e Juventude se enfrentam no sábado, às 16h30, no estádio Alfredo Jaconi, para o jogo de volta da semifinal do Gauchão. Antes disso, o Juventude enfrenta o Maringá, no Paraná, na terça-feira, às 19h30, pela Copa do Brasil.