A última etapa do STU National 2024 chegou com tudo no Parque Cândido Portinari, em São Paulo, nos dias 23 e 24 de novembro. Com os títulos por etapa e de campeões gerais em jogo, os skatistas deram o nome na competição.
Trajetória de Isabelly
No skate street feminino teve dobradinha de Isabelly Ávila no lugar mais alto do pódio. A skatista de 20 anos dominou a competição em 2024 e antes de São Paulo venceu as etapas em Criciúma e Porto Alegre, liderando assim o ranking geral.
Na capital paulista, Isabelly chegou como uma das favoritas e garantiu o primeiro lugar da etapa em sua última volta, na emoção. Kemilly Suiara fechou sua participação na liderança, com 70.52 da primeira tentativa. Porém, em sua última chance, Ávila mostrou porque foi a melhor do ano. Com uma bela volta, ela marcou 72.85 e assumiu o topo da classificação do STU Super Finals, garantindo assim o ouro em São Paulo.
Fiquei mais emocionada no fim porque foi na última volta. Normalmente, garanto logo uma boa volta na primeira. Mas meu pai me ajudou, disse para eu esperar os 15 segundos do rebate e fui mais calma naquele momento. Nem acreditei. Campeonato é estratégia, não define nível de skate, não define se você é o melhor. Define se você vai ter psicológico e estratégia melhores e se vai acertar no dia”
Desta forma, a skatista de Itapetininga terminou no topo do pódio e foi campeã brasileira com 260 mil pontos.
Na modalidade Street masculino no STU Super Finals, dois nomes tomaram conta da competição. Gabryel Aguilar sagrou-se campeão da etapa de São Paulo, e Ivan Monteiro, com o terceiro lugar, confirmou o título brasileiro e a grande fase que viveu durante o ano.
Ivan e Gabryel chegaram à última etapa no topo do ranking. Ivan, com 140.000 pontos, e Gabryel, com 104.880. A disputa por aqui também foi muito acirrada. Faltando apenas Ivan para completar sua terceira e última volta, Gabryel já liderava com 82,04.
Depois de duas voltas sem nota suficiente para pegar pódio, e até mesmo para não garantir o título do circuito, o skatista paulista teve que ir para a pista para o tudo ou nada. Após uma volta perfeita, ficou na mão dos juízes o resultado final da etapa de São Paulo. Com um 77,96, Ivan garantiu o pódio de terceiro lugar e consequentemente a faixa de campeão brasileiro.
Orgulhoso do esforço que fiz esse ano, sacrifiquei muita coisa, vida social, enfim, foquei muito só no skate. Fiquei longe da família, só viajando de um evento para outro. Meu maior foco em 2024 era mesmo ganhar o STU, coloquei como objetivo principal, porque fazia muitos anos que não participava do circuito aqui no Brasil, desde que saí para morar fora. Foram várias etapas e estou feliz com o resultado. Hoje, fiz exatamente o que precisava fazer para ganhar o ranking. O terceiro lugar era justamente o que me garantia como campeão. Sabia que ficaria no pódio com a linha que fiz na última volta. E veio logo na última volta, com muita pressão, com o Gabryel sempre puxando o nível”