Andrés Iniesta, um dos maiores jogadores da história do futebol espanhol e mundial, anunciou nesta segunda-feira (7), aos 40 anos, o fim de sua carreira como jogador de futebol profissional.
Lembrado, principalmente, por sua passagem pelo Barcelona, o agora “ex-meia” divulgou um vídeo em suas redes sociais que formaliza sua saída dos campos.
No material, renomados treinadores que marcaram sua trajetória, como Luís Enrique, Pep Guardiola e Louis Van Gaal, fizeram comentários sobre a carreira do espanhol.
Desde junho, Iniesta estava sem clube, após fim de contrato com o Emirates, dos Emirados Árabes Unidos. Anteriormente, ele atuou pelo Vissel Kobe, no Japão. No entanto, foi no Barcelona que ele construiu sua carreira e fama, permanecendo por 16 anos e se tornando uma lenda do clube.
Durante seu tempo no Barcelona, Iniesta conquistou 32 títulos, incluindo três Mundiais de Clubes, quatro Champions League e nove títulos da LaLiga. Ele fez parte de um time histórico sob a liderança de Pep Guardiola, jogando ao lado de Sergio Busquets e Xavi, e assistindo Lionel Messi.
Em entrevistas recentes, Iniesta chegou a expressar o desejo de continuar jogando, enquanto treinava em Dubai, morando com sua família e aguardando novas oportunidades, mas relatou que sentiu que teria chegado o momento de pendurar as chuteiras e revelou que, no futuro, tem interesse em seguir a carreira de treinador.
Pela seleção da Espanha, Iniesta é famoso por ter marcado o gol da vitória na final da Copa do Mundo de 2010 contra a Holanda, garantindo o único título mundial da seleção até o momento. Ele também foi parte das conquistas da Eurocopa em 2008 e 2012, totalizando 131 jogos pela equipe nacional, com 24 gols.