As diferenças de tempo são sempre os motivos das maiores emoções no automobilismo. Histórias já foram escritas por conta de milésimos de segundo, heróis já se tornaram vilões por conta de um segundo, e por conta de uma diferença de 0.3s, Max Verstappen retomou o rumo de suas vitórias ao liderar o TL1 de hoje.
A primeira sessão foi conturbada, com três paralizações, uma para retirar detritos da pista; outra causada por Leclerc (que errou a trajetória da curva 15 e estampou o muro) e a última foi culpa de Franco Colapinto, que bateu na curva 4. Outro destaque interessante é a oportunidade dada a Oliver Bearman de correr na Haas nessa etapa: com a suspensão de Magnussen, Bearman foi o convocado para substituí-lo – a decisão ainda pode surtir um efeito maior, caso ele tenha um bom desempenho, pois nos padoques rola um boato de que ele pode assumir o carro até o fim da temporada.
Fora isso, tempos de treinos normais para a pista. O top 3 foi formado por Verstappen, Hamilton(+0.3s) e Norris logo atrás. Vale ressaltar o relativo bom desempenho de Bearman, que fez o 11º melhor tempo em um carro que nunca tinha pilotado antes, e também vale a menção negativa para Guanyou Zhou, que fez o pior tempo da manhã – e ao que tudo indica, pode ceder seu assento para Gabriel Bortoleto no ano que vem.
O top 10 foi fechado por: Perez, Sainz, Piastri, Alonso, Russell, Leclerc (mesmo batendo foi melhor que outros 11 carros) e Ricciardo. A classificação completa você confere na imagem abaixo, com os tempos de voltas, totais de volta e pneus utilizados na primeira bateria de treinos.
O treino livre 2 foi a redenção de Charles Leclerc. O monegasco que venceu a última corrida duas semanas atrás – em Monza, com um desempenho brilhante – se redimiu após a batida do primeiro período. Os mecânicos da casa italiana correram para ajeitar o carro batido e conseguiram: Leclerc anotou o melhor tempo da segunda etapa, com a vantagem de apenas 0.006s para o segundo colocado, Sergio Pérez, seguido por Hamilton.
Diferente da primeira bateria, a segunda foi bem tranquila: não tivemos nenhuma interrupção e o mais perto de um problema foi uma estranha mudança da unidade de potência da Mercedes no carro de Russell, que teve seu motor substituído entre os TL’s. Após a substituição, o dono do carro 63 chegou a correr novamente, mas encerrou sua passagem com 14 minutos restando no tempo do cronômetro.
A RBR ficou quase o tempo todo liderando, alternando entre Pérez e Verstappen na briga pela liderança. Perez assumiu a liderança a 27 mins do fim, mas com apenas 12 minutos restantes, Leclerc baixou o tempo do mexicano em apenas 0.006s e garantiu a primeira colocação. O top 10 foi fechado com: Sainz, Piastri, Verstappen, Stroll, Hulkenberg, Russell e Bearman.
Mais uma vez o destaque fica com Bearman que parece ter fácil adaptação com os bólidos da categoria e não se amedrontou ao marcar o 10º melhor tempo do dia. Zhou novamente esá como destaque negativo por ter – mais uma vez – feito o pior tempo do TL2. Confira a classificação completa do Treino Livre 2 a seguir.
A pista é feita em um circuito de rua, com 6km divididos em 20 curvas e contará com 51 voltas. O maior vencedor da prova que é sediada desde 2017 é o mexicano Sergio Pérez que levou a melhor em 2x, e o recorde da pista é de Charles Leclerc, que anotou o tempo de 1m43s009 na prova de 2019.
Amanhã às 5h30 teremos a terceira e última bateria de treinos, e às 09h temos a qualifiação, dividida em Q1, Q2 e Q3. A corrida será realizada no domingo às 08h e será transmitida pela Band/BandSports/BandPlay. A cobertura completa você confere aqui com a gente no i24.