O técnico de 43 anos estava no Dragão, porém foi demitido após eliminação na Copa do Brasil diante do Retrô. O Leão até tentou o retorno de Mozart, treinador do acesso do clube para a Série A. Entretanto, o técnico decidiu permanecer no Coritiba.
Seu melhor trabalho com certeza foi no Operário. No Fantasma, Guanaes quase levou a equipe de Ponta Grossa para a Série A, faltaram 6 pontos. Seria o segundo acesso seguido do treinador, que participou do acesso do Fantasma da Série C para a Série B. Mesmo já com outro técnico e com uma boa campanha na temporada, a torcida do Fantasma ainda pede a volta de Rafael Guanaes, que é muito identificado com o clube.
No Dragão, o desempenho não foi de todo ruim, mas abaixo do esperado para o início de ano. Além da eliminação precoce na Copa do Brasil, o Atlético corre o risco de ser eliminado na SemiFinal do Goiano para o Anápolis. Entretanto, a equipe já tem um novo técnico. Será Cláudio Tencati, ex-Criciúma.
Rafael tem passagens em outros clubes como: Sampaio Corrêa, Novorizontino, Tombense, Athletico Paranaense e Votuporanguense. O treinador começou sua carreira no clube de Votuporanga, em Setembro de 2017.
Ao todo, Guanaes tem 74 vitórias, 53 empates e 52 derrotas (179 partidas). A média de pontos por jogo é bem alta: 1.54. O técnico deseja conquistar mais um acesso em sua carreira. Para isso precisa fazer o que não conseguiu no Operário: subir da Série B para a Série A do Brasileirão.