Neste sábado (12), o Monte Azul se sagrou campeão da Copa Paulista 2024 após vencer o Votuporanguense por 1 a 0 no tempo normal, igualando o placar da ida, e nos pênaltis por 4 a 3. Vitinho marcou o gol da vitória após rebatida do goleiro e capitão João Paulo.
CAMPANHA
Depois de um começo de ano turbulento, sendo rebaixado no Paulistão A2, o AMA mudou sua concepção para a temporada com uma ótima campanha na Copa Paulista, ficando em primeiro no grupo 02, com 6 vitórias, 1 empate e uma derrota, fechando com 19 pontos.
Na fase final, o Monte Azul eliminou o Vocem e o Comercial antes de chegar na semifinal contra o União São João, de Araras. Com um empate no jogo de ida sem gols e uma vitória por 2 a 1 na volta, o AMA se classificou para pegar o time de Votuporanga.
No jogo de ida da final, o Monte Azul estava conseguindo segurar o empate sem gols até aos 36 minutos do segundo tempo, quando Matheus Santana cometeu um pênalti e foi expulso. Wendel cobrou o pênalti e deu à vitória para o Votuporanguense por 1 a 0, que não foi o suficiente para o título da competição, que ficou com o time da pequena cidade do interior de São Paulo.
O PRIMEIRO!
Esta Copa Paulista foi a primeira conquistada pelo Monte Azul e a taça se juntará com a do Campeonato Paulista A2 (2009) e duas do Campeonato Paulista B1 (1994 e 2004).
Além da glória do título, o campeão da Copa Paulista tem o direito de escolha para qual competição quer competir na próxima temporada (2025), a Copa do Brasil ou o Campeonato Brasileiro Série D. O vice-campeão fica com a não escolha do campeão.