Na briga pela liderança com Max Verstappen, Norris diz: “Não ligo para isso no momento”

Piloto da McLaren se aproximou da liderança com a vitória no GP da Holanda

Gustavo Riguetti
Norris com o troféu do GP da Holanda. Divulgação/X: @McLarenF1

Neste último domingo (25), tivemos o retorno pós-férias da Fórmula 1, com o GP da Holanda. Largando na pole, Lando Norris venceu dentro da casa de Max Verstappen, mesmo com uma má largada. Reclamando do desempenho do carro, Verstappen ficou em segundo, na frente de Charles Leclerc, que fechou o pódio.

Christian Horner, chefe da Red Bull Racing, comentou sobre a vitória de Norris, apesar da boa largada de Verstappen, e também o conhecimento do piloto holandês sobre não superar a McLaren na Holanda:

Primeiramente, eles [McLaren] estavam muito rápidos hoje, então todos os créditos a eles nesse aspecto. Nós arriscamos um pouco porque achávamos que o desgaste dos pneus seria bastante alto. Então aumentamos bastante a força aerodinâmica, até o máximo” – parabenizou Horner.

“Max fez uma ótima largada. Ele estava claramente à frente na primeira curva e conseguiu quebrar o DRS. Mas logo você podia ver que Lando estava muito confortável atrás dele. E então, é claro, ele [Norris] conseguiu ultrapassá-lo [Verstappen] com facilidade por causa da nossa desvantagem na reta e da velocidade que ele tinha. E então, para ser honesto, o ritmo dele depois disso, ele simplesmente controlou a corrida” disse sobre a largada.

“Ele [Verstappen] sabia que não podia vencer Lando hoje. Ele não podia vencê-lo. A coisa mais importante que discutimos antes da corrida foi, se você não puder vencê-lo, certifique-se de que venceremos o restante do pelotão. E acho que em um ponto, estávamos preocupados com Piastri, que vinha muito rápido, ultrapassando Russell e então chegando nas costas de Leclerc. Mas então ele pareceu perder ritmo.” – confessou Horner.

A mal largada de Norris assustou a equipe da McLaren, isso, pois, o britânico tinha um ritmo intenso no final de semana, além da pole position. Ao final do GP, o vencedor comentou sobre a alegria de vencer, mesmo largando mal. Norris também afirmou a sua expectativa com as novas atualizações no carro.

Uma vitória é sempre satisfatória, então foi muito bom. Obviamente não comecei da maneira mais otimista, mas o ritmo foi inacreditável desde o começo e eu consegui acompanhar Max bastante confortavelmente no início” – disse o britânico.

“Eu simplesmente não esperava que nosso ritmo fosse tão bom quanto foi hoje, o que é algo positivo. É bom ser um pouco surpreendido por isso e, assim que eu passei à frente, foi bastante simples. Eu pude acelerar, tive boa confiança para acelerar a corrida toda, economizar um pouco os pneus, mas apenas manter um bom ritmo e seguir em frente. O carro estava incrível, me fez a vida mais fácil com certeza, então um grande obrigado à equipe” – falou Norris sobre a largada.

“Quero dizer, neste fim de semana, um pouco, eu ainda sinto que provavelmente teríamos vencido mesmo sem as atualizações. As atualizações não nos tornaram certamente muito mais rápidos aqui, mas as atualizações que colocamos no carro têm nos ajudado a cada vez”

“Foi a primeira vez que realmente colocamos algo no carro para nos dar um passo à frente e definitivamente fez isso. Não é como se não tivéssemos sido competitivos nos ultimos dois meses desde Miami, fomos os mais rápidos em Budapeste e muito rápidos em outras corridas como Barcelona e Silverstone, mas pequenas coisas fazem uma grande diferença e hoje, com a forma como o carro estava, tenho certeza de que foi um passo à frente. Um novo aerofólio traseiro provavelmente ajudou a ultrapassar o Max hoje, então pequenas coisas como essa definitivamente ajudam a seguir em frente” – completou Norris sobre as atualizações.

A segunda vitória de Lando Norris na temporada trouxe de volta a disputa na liderança do campeonato. 70 pontos atrás de Verstappen, Norris comentou sobre:

Tenho trabalhado duro durante todo o ano. Ainda estou 70 pontos atrás de Max, então, é bastante estúpido pensar em qualquer coisa no momento. Apenas encaro uma corrida de cada vez e continuo fazendo o que estou fazendo porque, sim, não há nenhum motivo de pensar lá na frente” 

“Não ligo para isso no momento. Eu apenas, sim, foco em uma corrida de cada vez. Então, não é uma questão que preciso receber a cada final de semana” – completou Norris.

A Fórmula 1 já volta no próximo final de semana com o GP de Monza, na Itália.

Compartilhe
Sair da versão mobile