A dança das cadeiras da Formula 1 definitivamente não para. Ainda ontem, no nosso texto falando sobre o que esperar da segunda metade da temporada, citamos o assento disponível na Alpine, considerando a mudança de Ocon para a Haas em 2025. Menos de 24 horas depois da publicação, temos o anúncio de um novo piloto para este lugar: Jack Doohan – que até então era piloto reserva do time – assumirá a posição de piloto titular a partir do próximo ano.
Doohan tem a velocidade em suas veias, e tem histórico de “Motorsports” na família: seu pai, Mick Doohan, foi 5x campeão de motovelocidade (a famosa MotoGP) entre 1994 e 1998. Já Jack optou pelo mundo das 4 rodas, correndo sempre pelas categorias de monopostos, como a Formula 3 e 2, e agora o ápice, a Formula 1.
O jovem Doohan teve sua carreira no automobilismo de elite iniciada em 2017, quando se juntou ao “Red Bull Junior Team“, equipe de desenvolvimento da equipe austríaca; Visando se desenvolver enquanto piloto, em uma das maiores equipes da categoria, Jack obteve resultados relativamente satisfatórios.
Suas passagens pelas categorias anteriores à F1 não foram brilhantes, mas tiveram um retrospecto interessante: em seu primeiro ano na F3, Doohan teve um desempenho abaixo da média, amargando a 26ª colocação no campeonato, mas no ano seguinte superou seus dois companheiros de equipe, conquistando o vice campeonato de pilotos de 2021 pela equipe HWA Racelab. Na F2, passou pela MP Motorsport de forma breve e se firmou na Virtuosi Racing Team, conquistando o 3º lugar do campeonato de 2023 como seu melhor resultado.
Jack foi piloto da academia da Red Bull até 2021, quando se transferiu para a academia de pilotos da Alpine, onde desde 2023, era piloto reserva. O piloto optou por focar em sua carreira na F1 no ano de 2024 e recusou propostas de correr em outras categorias como a Indy e o WEC para poder seguir dando suporte à equipe francesa – atitude que aparentemente foi levada em conta para a escolha do piloto.
Doohan escolheu ficar na Alpine para subir na carreira – Imagem: Divulgação/F2
A aposta da Alpine foi duramente criticada pela internet, e os internautas partem do ponto que outros pilotos mereciam mais a vaga do que ele. Se a aposta do time foi certeira, somente o tempo dirá – mas se quiser a minha humilde opinião como analista do esporte, concordo que foi um equívoco e dá para listar pelo menos mais 3 pilotos que se enquadrariam melhor neste assento. De toda forma, nos resta acompanhar o desempenho e torcer pelo desenvolvimento do jovem Doohan.