O futuro das pistas de corrida: sustentabilidade e inovação

A transformação das pistas de corrida em resposta aos desafios ambientais

Eduarda Nascimento
Divulgação: Este site contém links de afiliados. Ao clicar neles, você já ajuda a apoiar nosso trabalho, sem qualquer custo adicional para você. Cada clique faz a diferença e nos permite continuar trazendo conteúdo de qualidade! ❤️
Foto: Dom Romney

À medida em que o mundo se torna mais consciente dos impactos ambientais, o mundo automobilístico evolui para se alinhar com as demandas emergentes de sustentabilidade e inovação. Sendo apenas mais uma das principais causas de emissão de carbono, consumos intensos de energia e desperdício de recursos, atualmente, essa indústria está em busca de soluções tecnológicas e inovadoras para a redução de danos ao meio ambiente e para promover melhores experiências aos espectadores e manter ou mesmo melhorar, a performance dos profissionais do esporte.

A falta de compromisso e seriedade com o movimento sustentável pode acarretar consequências significativas não somente para o ecossistema, mas também para a imagem do esporte, podendo assim, perder a relevância e ser exposto a críticas públicas e perca de patrocinadores e consumidores na medida em que estes se tornam mais conscientes. No entanto, desde que a fórmula E foi fundada em 2014, foi notório o impacto e influência que teve dentro do mundo automobilístico: “Somos pioneiros na maneira como combinamos a sustentabilidade e o esporte desde o início”afirma Julia Pallé, diretora de sustentabilidade da fórmula E.

Com isso, as pistas estão sendo modificadas, não apenas levando em consideração a performance dos pilotos, mas também a qualidade de saúde da sociedade. Hoje, a inovação e sustentabilidade já estão presentes em diversas pistas como: o Circuito das Américas (EUA), onde estão implementando iniciativas sustentáveis, incluindo o uso de energia solar e programas de reciclagem, e também o Autódromo José Carlos Pace (Interlagos – Brasil), onde o circuito tem feito avanços em direção à sustentabilidade com práticas como a redução de resíduos e o aumento da eficiência energética.

Com isso, o futuro das pistas de corrida está sendo moldado em um dinamismo entre paixão pelo automobilismo e a necessidade de práticas sustentáveis. A medida em que a conscientização ambiental tem maior alcance, o esporte se vê desafiado a aderir novas tecnologias a favor do ecossistema e consequentemente garante a sobrevivência da emoção com o esporte e ainda inspira outras indústrias a adotarem a essa prática.

Compartilhe
Comentar

Acesse para Comentar.