O sonho de conquistar o ouro olímpico chegou ao fim para Hugo Calderano. O mesa-tenista brasileiro foi derrotado na semifinal pelo sueco Truls Moregard, com um placar de 4 a 2. Apesar do resultado, a trajetória de Hugo no torneio foi brilhante e ainda há uma oportunidade de fazer história.
Calderano agora enfrenta o francês Felix Lebrun na disputa pelo bronze. Uma vitória nessa partida tornará Hugo Calderano o primeiro mesa-tenista não-europeu ou asiático a subir no pódio em Jogos Olímpicos, um feito inédito e significativo para o esporte brasileiro. As parciais do confronto contra Moregard foram acirradas: 10/12, 15/17, 11/7, 7/11, 12/10 e 8/11.
A partida
Hugo Calderano iniciou a partida demonstrando muita superioridade, dando a impressão de que a vitória seria uma missão fácil. No primeiro set, o brasileiro chegou a ter seis set points de vantagem, com o placar em 10 a 4. No entanto, o sueco Truls Moregard cresceu no jogo e conseguiu uma virada surpreendente. O segundo set foi marcado por um equilíbrio intenso e oscilações de ambos os lados. Apesar das oportunidades, Hugo desperdiçou três set points e acabou perdendo por 17 a 15.
No terceiro set, Hugo Calderano reagiu com força, vencendo por 11 a 7. O brasileiro aproveitou suas oportunidades e não deu chances para o sueco Truls Moregard reagir. No entanto, a esperança de uma virada durou pouco. No quarto set, Moregard rapidamente abriu uma vantagem de 5 a 1 e administrou bem o jogo, ampliando para 3 sets a 1. Calderano até tentou colocar uma pressão no adversário vencendo o quinto set, vencendo por 12 a 10. Mas de nada adiantou, vitória do sueco no último set, que se classificou para a final e irá dispitar o ouro contra o chinês Fan Zhendong, que atualmente está no primeiro lugar do ranking mundial da ITTF.
Após a partida, Hugo demonstrou bastante insatisfação com o seu desempenho.
É difícil assimilar ainda, acabei de sair da partida. Tive várias chances e não consegui aproveitar. O sueco fez uma partida muito boa, jgou em um nível alto. Tentei abrir as soluções e não estava conseguindo sair do estilo de jogo dele, que é muito difícil. Ele usa muita variação, estilo bem diferente de qualquer jogador do mundo
O brasileiro disputará a medalha de bronze contra o francês Félix Lebrun na manhã do próximo domingo (4), ás 8:30 (horário de Brasília).