O lateral-direito Samuel Santos, que joga pelo Londrina, relatou ter sido vítima de injúria racial na Arena da Baixada, em Curitiba, durante o jogo com o Athletico, realizado neste domingo (20) pelas quartas de final do Campeonato Paranaense. O torcedor foi identificado como Carlos Alexandre Tonin.
O episódio foi relatado na súmula do jogo e motivou uma nota de repúdio da direção do Londrina Esporte Clube, que lamentou atos de cunho racista ou preconceituosos. A nota também diz que o jogador registrou boletim de ocorrência, e que o caso está sendo acompanhado pelo Jurídico do time.
Samuel Santos discutiu com um torcedor na arquibancada quando foi cobrar um arremesso lateral. Ele disse ao árbitro da partida que foi ofendido com gestos racistas aos 30 minutos do segundo tempo.
O lateral também disse que o torcedor o chamou de “preto vera verão”, em alusão ao personagem interpretado pelo ator Jorge Lafond na televisão nos anos 2000.
Com o apoio de seguranças do Athletico e da Polícia Militar, o torcedor foi retirado do estádio e levado à Delegacia Móvel de Atendimento a Futebol e Eventos (Demafe), e em seguida para a Central de Flagrantes do 8º Distrito Policial em Curitiba.
O delegado Luiz Carlos de Oliveira, chefe da Demafe, disse que a situação se trata de um flagrante, e o torcedor pode ser condenado com pena entre 1 e 3 anos de detenção.